Página inicial > Notícias > Aniversário

Aniversário

Publicado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 12h17 | Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2020, 08h45

Rádio Educativa Estação Cultura FM comemora 11 anos de atividade

Foto da estação okQuarta-feira especial para a Rádio Estação Cultura FM. Neste dia 09 de setembro, a emissora educativa comemora 11 anos de atividade. Parceira do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e gerida pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA), a rádio opera na frequência 96,3 e chega a mais de 18 municípios da região.

Com uma programação diária que inclui jornalismo, música, ações culturais, promoções e a participação do ouvinte, a emissora se adaptou às mudanças no cenário de pandemia. A sede localizada no IFSULDEMINAS - Campus Machado conta com três estúdios, onde recebe os entrevistados e participantes em ambientes diferentes. Os cuidados também incluem a limpeza de microfones e uso de máscaras pelos colaboradores da rádio.

Durante este período de pandemia, diversas entrevistas buscaram esclarecer as dúvidas da população. Boletins apurados com a Secretaria de Saúde do Município são divulgados diariamente nos jornais da emissora, com responsabilidade e priorizando a transparência das informações ao público.

Incentivo à cultura

93611344 2743009442476417 6178468617466675200 oLives com artistas locais foram promovidas em sintonia com o universo do entretenimento, ações que buscaram, mesmo em período de pandemia, a valorização da cultura regional. Rock, pagode, sertanejo, dentre outros estilos tiveram presença garantida. Rocksauro, Karina Silva, Diego Silva e banda, Rael Lima, Roni e Marcus foram alguns dos artistas convidados. As transmissões foram feitas na rádio e nas redes sociais da emissora, com alcance de mais de 7 mil visualizações em algumas.

Apoio ao comércio

Para apoio aos estabelecimentos comerciais que respeitaram as normas de saúde pública e tiveram prejuízos com o fechamento, a rádio abriu espaço para divulgação gratuita do serviço de delivery. Mais de 50 anunciantes participam da campanha, explica o diretor da emissora, Luciano Olinto Alves, que, por meio da iniciativa, busca contribuir com a superação do difícil momento econômico no município. Para o diretor, a ação amplia a grade da emissora, com a presença de pequenas e microempresas que necessitam de apoio no momento.

Integração com as redes sociais

Para acompanhar as novidades no universo da comunicação, a emissora tem buscado integração com as redes sociais, com páginas no Instagram e Facebook. Entrevistas, coletivas de imprensa e notícias têm sido veiculadas “ao vivo” no Facebook, um espaço aberto à participação e interação com o público.

84434525 197006684988989 631048152643553578 nO repórter Júlio César Pereira tem feito a cobertura junto a órgãos oficiais, como Prefeitura, Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, associações e entidades. Ele observa que notícias “ao vivo” alcançam maior audiência. “Assuntos como policiais despertam grande interesse”, comenta. Em grande parte, pela preocupação da população em relação à segurança e pelo número de boatos espalhados no dia a dia. A rádio, como um veículo de comunicação rápido, acaba assumindo um papel de checagem e apuração dos fatos junto a órgãos oficiais. Ele conta que a relação com essas instituições é de muito respeito. “Quando não estou acompanhando, recebo o material”, explica.

Celebração

71531285 655321711667088 510826547073625760 nDurante todo o mês de novembro, a campanha “O aniversário é nosso mas quem ganha o presente é você!” celebra os 11 anos da emissora, presenteando os ouvintes com várias promoções. Ao longo dos anos, a rádio consolidou sua presença na comunidade Machadense e na região, prestando serviços de utilidade pública, levando informação, entretenimento e promoções.

Segundo o diretor-presidente, Luciano Olinto, a proposta da emissora sempre foi transformar a rádio num instrumento de comunicação com uma programação plural, visando resgatar a cultura e o sentimento cidadão dos ouvintes de Machado e Região. “Acreditamos que interatividade com os ouvintes serve como instrumento de discussão e resgate da cultura de Machado e região”.

Parceria com o IFSULDEMINAS

84099557 239847917021591 6443735985643804518 nComo parceira do IFSULDEMINAS, tem exercido seu papel de emissora educativa e transmitido a seus ouvintes conteúdos relevantes e oportunidades para o desenvolvimento local e regional. Semanalmente, o Jornal Estação Notícias II abre espaço para entrevistados do IFSULDEMINAS, com oportunidades para cursos, contratação de bolsistas, participação em projetos e programas da instituição, esclarecimento de dúvidas e abrindo espaço ao universo da educação que possa contribuir com o desenvolvimento da região.

O diretor do Campus Machado, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, parabeniza à emissora. “Nosso desejo de vida longa à rádio, que ela continue atendendo a seus objetivos, de disseminar ensino, pesquisa, extensão e cultura à comunidade do campus, da cidade e da região”, comentou.

Equipe

Atualmente, fazem parte da direção executiva da Rádio o presidente da Fadema e servidor do Campus Machado, Luciano Olinto Alves, e a servidora Poliana Éster da Silva. No momento, a equipe de locução conta com Adriano Mendes, Laene Tavares, Júlio César Pereira, Luciano Olinto, Myrian Mitrione e Roosevelt Carvalho Dias (professor Zuza). Há ainda diversos colaboradores da Fadema, responsável pela gestão administrativa da emissora.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom/ Campus - Machado e arquivo/Rádio