Página inicial > Notícias > Ciclo de Palestras: carne suína

Ciclo de Palestras: carne suína

Publicado: Quarta, 02 de Setembro de 2020, 11h03 | Última atualização em Quarta, 02 de Setembro de 2020, 11h50

Mais um ciclo de palestras on-line oferece oportunidade de capacitação a estudantes e comunidade

Vinicius CantareliNos dias 25, 26 e 27 de agosto, palestras com pesquisador e chefes de cozinha abordaram desde a indústria da carne suína ao preparo especializado e recursos para o processamento caseiro. O evento foi organizado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Carne Suína (NEPECS), do Campus Machado, e transmitido pelo Google Meet. O pesquisador Vinicius Cantarelli apresentou dados e indicadores sobre o mercado de suínos, preços, práticas e tendências, além do cenário no período de pandemia e fez um comparativo com outras carnes.

André prato 3Estudantes e comunidade puderam assistir às palestras e demonstrações práticas feitas pelos chefes de cozinha convidados, totalizando uma média diária de 60 pessoas conectadas. O chefe Daniel Furtado apresentou cortes específicos de carne suína, inclusive para o churrasco, cultura não muito difundida no país. Outra apresentação diferenciada foi feita pelo chefe André Rabelo, a carne suína moída que não costuma ser oferecida em açougues ou supermercado, mas pode ser processada em casa. André preparou almôndegas para servir em um prato italiano, espaguete ao molho de polpeta, um salpicão com carne suína. Todo o praparo da própria cozinha, com dicas e sugestões de temperos.

A novidade do formato on-line tem possibilitado a participação de palestrantes que nem sempre conseguem se deslocar para um evento presencial. Para a professora Letícia Amaral, moderadora e coordenadora das palestras, um evento on-line traz mais praticidade e maior facilidade na organização, porém perde-se o contato próximo, a apreciação sem um feedback muito exato ao palestrante. “Não fizemos um evento nos mesmos moldes dos presenciais, mas adotamos novas estratégias ao on-line”, comentou. Ao final de cada palestra, foram realizados sorteios de brindes aos inscritos. Os certificados serão encaminhados por e-mail aos participantes.

Avaliação dos estudantes

Lara Beatriz Lombardi, de 21 anos, cursa o 6º período de Zootecnia. “Durante o ciclo de palestras, aprendi que existem oportunidades como cortes novos e desmistificação sobre a carne suína. Aprendi um pouco sobre como a economia e esse mercado estão cada dia mais propícios ao crescimento de produtos de origem animal. Sinto que foi de grande aprendizado e aproveitamento. Agradeço ao IFSULDEMINAS - Campus Machado pela oportunidade e ao NEPECS pela realização!”, comentou.

Juliana Alves é estudante do 8º período de Ciência e Tecnologia de Alimentos e ex-integrante do NEPECS. A aluna integrou o grupo por três anos e conta que aprendeu bastante sobre a carne suína. Para ela, as  palestras foram um sucesso. “Um assunto muito bom e de fácil entendimento”, disse.

Já a estudante Caroline Simões Vieira, que cursa o 2º período de Ciência e Tecnologia de Alimentos, comentou que os conteúdos apresentados nos três dias foram de muito aprendizado. “Além do mercado da carne suína e leis apresentadas, achei muito interessante as demonstrações de cortes que podem ser feitos nos suínos, iguais aos de bovinos, que eu não conhecia”.  Para ela, a apresentação de pratos com carne suína “foi sensacional, modos de preparos, dicas e o jeito de fazer alguns pratos comuns do dia a dia fecharam o ciclo com chave de ouro”. Caroline acredita que após as palestras, passou a ter um olhar diferente para a carne suína. “As palestras ajudaram a desmistificar alguns preconceitos existentes”, finalizou.

Clique para acessar as palestras!

Destaque 58    Destaque 59    Destaque 60

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado