Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mestrado: apresentações on-line
Início do conteúdo da página

Mestrado: apresentações on-line

Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 15h47 | Última atualização em Quarta, 22 de Julho de 2020, 15h51

Mestrado em Alimentos tem sua primeira defesa on-line

Defesa on-line da mestranda Clara Gonçalves de PontesAs atividades de ensino do IFSULDEMINAS seguem de forma remota para cursos técnicos, superiores, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e também para o Mestrado Profissional em Alimentos. Na manhã do 29 de junho, ocorreu a primeira defesa on-line de dissertação da aluna da professora Brígida Monteiro Vilas Boas. “Elaboração e avaliação de biscoitos tipo cookies a partir de farinha de cambuí roxo” foi o tema do trabalho da estudante Clara Gonçalves de Pontes.

Para a estudante, a experiência foi interessante. Clara mora na cidade de Andradas e pôde fazer tudo do conforto do lar, sem precisar se deslocar até o Campus Machado. "Eu achei que foi bem melhor, pois não tem aquela ansiedade toda de ter que apresentar olho no olho, com todos os professores da banca. Acho que essas apresentações on-line vieram para ficar, pois facilitam para todos, alunos e professores”, contou a mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos que trabalha na Vinícola São Geraldo.

A mestranda Clara (centro) participa de Congresso da área de Alimentos com as colegas do cursoA orientadora, professora Brígida, ficou orgulhosa da pupila, que concluiu o curso no prazo de 23 meses, um mês antes do tempo estabelecido pelo programa. “O uso das ferramentas digitais propiciou a defesa de dissertação dentro do prazo estipulado. Este ambiente virtual possibilitou manter as recomendações de distanciamento físico durante a Pandemia, sem afetar o andamento do curso, permitindo a interação entre os membros da banca e a mestranda".

Também participaram da banca, as professoras Aline Manke, diretora de Desenvolvimento de Ensino do Campus Machado, e Mariana Borges de Lima, do Campus Inconfidentes. Nos próximos dias, o Mestrado terá mais três defesas on-line.

De acordo com o professor João Paulo Martins, coordenador do programa, as aulas remotas foram deliberadas pelo colegiado do curso, como forma de dar continuidade às atividades do programa. “A avaliação dos discentes foram positivas frente às aulas remotas. Estas serão as primeiras defesas com todos os membros de forma remota. É provável que possamos adotar a prática de alguns integrantes da banca participarem em regime remoto, possibilitando que profissionais de outros campi e de outras instituições possam fazer parte”, comentou

Apresentações de seminários on-line

Mestrandos conectados para apresentação dos seminários Já no dia 26 de junho e 03 de julho, os mestrandos que ingressaram em 2019 participaram das apresentações de seminários que compõem o curso. A professora Aline Manke também participou da banca de avaliação dos trabalhos e achou interessante a experiência. “Não houve comprometimento da qualidade das apresentações e ficou mais dinâmico. Além dos discentes terem a oportunidade de, por meio do vídeo, reverem as considerações da banca”, observou.

Mestrando junto com integrantes do Grupo de Estudos em Cervejas Artesanais (Cervart(O estudante Everton Aureglietti da Costa apresentou o projeto “Boldo na produção de cerveja artesanal”. Ele faz parte do Grupo de Estudos em Cervejas Artesanais (Cervart) coordenado pelo professor Alex Uzeda.

Para o mestrando, foi uma nova experiência com uma didática diferenciada. “Foi aconchegante por um lado, visto que não é necessário o traslado até o instituto, porém um pouco frio no momento de apresentar, porque no Meet vemos apenas a nossa apresentação e não olhamos direto pra banca, ouvintes e outros seminaristas”, contou.

 

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página