Página inicial > Notícias > Ciclo de Palestras

Ciclo de Palestras

Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 15h18 | Última atualização em Terça, 14 de Julho de 2020, 19h25

Evento on-line na área de Alimentos conta com mais de 350 participantes de todo o país

1Novos tempos trazem também novos desafios! Nesta perspectiva, desde que as aulas presenciais no IFSULDEMINAS foram substituídas pelas atividades remotas, o Campus Machado tem buscado se reinventar para manter, não só o ensino como também as ações de pesquisa e extensão. Palestras, antes organizadas em auditórios, agora acontecem em plataformas on-line, um formato diferente que permite alcançar estudantes e pesquisadores de outras instituições e de regiões distantes.

Este foi o caso do “Ciclo de Palestras: Atualidades na área de Alimentos”, evento organizado pela professora Brígida Monteiro Vilas Boas, com o apoio dos integrantes do Centro Acadêmico do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, os estudantes Christopher Lopes Silva Trindade; Bianca Salles Rodrigues dos Santos; Crislaine Assis de Figueiredo e Luara Gonçalves Valladão.

Snapshot 1O evento foi transmitido pela Plataforma de Pesquisa e Inovação “RNP” e teve participação de mais de 350 pessoas de várias regiões do país. Para a professora Brígida, o objetivo foi alcançado, “ofertar palestras sobre temas atuais na área de Alimentos ministradas por profissionais qualificados durante o período de quarentena. “Foi uma experiência exitosa, um evento on-line, gratuito e com participantes de todo o país”, comentou.

Lílian Maria, estudante da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), foi uma das participantes que acompanhou de longe. “Foi um dia muito enriquecedor e com muitos conceitos, como o próprio nome diz “Atualidades na área de Alimentos”, palestras muito relevantes. Particularmente, gostei da palestra sobre leite, não sabia muito sobre pasteurização”. Para a estudante, o evento foi recheado de bons conteúdos e de um formato interessante que possibilitou feedback e perguntas aos palestrantes. “Não foi cansativo, não teve excesso de palestras sem intervalos, não teve excesso de formalidades, tudo de forma gratuita e com certificado”, comentou.

Snapshot 2“A minha experiência no Ciclo de Palestras foi impactante. Eu nunca havia experimentado esse modelo on-line, que desde a inscrição à última palestras foi surpreendente. Temas atuais, palestrantes com total domínio do assunto, organização perfeita. Gostaria de participar de todos que a instituição quiser organizar”, relatou a engenheira de Alimentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maria Aparecida Bodstein.

“Nesta pandemia, por que não fazer um on-line evento voltado para a área de Alimentos? No conforto da minha casa, pude prestigiar o evento que agregou bastante ao meu conhecimento. Pude observar várias inovações na área. Agradeço, principalmente, por terem compartilhado as palestras não somente com o público interno de vocês, mas também com público externo, chegando a Manaus, no Amazonas”, disse Isabelly Marques do Nascimento Florêncio, estudante do Instituto de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas.

Uso de leite cru para produção de queijos artesanais, avaliação sensorial de alimentos, tecnologias aplicadas ao processamento de chocolates, embalagens para alimentos e proteínas estruturadas de gelo foram algumas das temáticas tratadas durante o evento.

Snapshot 4Os palestrantes deixaram as palestras gravadas e ao final responderam, ao vivo, às dúvidas dos participantes. Na avaliação da coordenadora de Extensão do IFSULDEMINAS - Campus Machado, a servidora Michelle Marques da Silva, “foi um evento incrível, variado e muito bem organizado”. Para ela, o aprendizado que ficará para o período pós-covid-19 será a realização de mais eventos remotos, por possibilitarem a participação de palestrantes que não conseguiriam trazer, presencialmente, ao campus e de pessoas de outras regiões do país.

Para Cristhofer Trindade, um dos estudantes que organizaram o evento, foi uma realização concluir o Ciclo de Palestras. “Atingimos todos os objetivos. Fomos muito bem direcionados pela professora Brígida e a comissão foi impecável”, finalizou.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado