Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Distribuição de máscaras de tecido
Início do conteúdo da página

Distribuição de máscaras de tecido

Publicado: Segunda, 11 de Mai de 2020, 16h41 | Última atualização em Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 08h53

População começa a receber kits com máscaras de tecido
Projeto tem meta de produção ampliada para 90 mil 

WhatsApp Image 2020 05 04 at 12.43.52Na quarta-feira, 29 de abril, o IFSULDEMINAS - Campus Machado, a Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio e a Associação Socioambiental Cultivar deram início à distribuição das máscaras de tecido produzidas por meio da parceria inicial entre as três entidades. Já foram entregues cerca de 3 mil máscaras em diversos pontos do município de Machado. Esta primeira remessa foi produzida com os tecidos que o campus dispunha para oferta de cursos de corte e costura.

De acordo com a coordenadora de Extensão do Campus Machado, Michelle Marques, foi possível ampliar para 90 mil o número total de máscaras a serem produzidas, por meio dos recursos disponibilizados pela Secretaria de Educação, Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). As próximas remessas serão distribuídas em diversas cidades do Sul de Minas por meio de entidades cadastradas. Essa ação foi viabilizadas graças às parcerias firmadas: Associação Comercial e Industrial de Paraguaçu (ACIAP e CDL), Mocidade Unida pelo Evangelho (MUPE), em Poço Fundo, Prefeitura Municipal de Paraguaçu, além da Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio, Associação Socioambiental Cultivar e do apoio da Reitoria do IFSULDEMINAS.

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais já atendeu cerca de 200 instituições do sul de Minas, em 65 municípios, com o envio de álcool em gel 70%, álcool glicerinado 70% e sabonete líquido e agora com as máscaras. Entre as entidades e órgãos atendidos estão: Santas Casas de Misericórdia, Asilos, Abrigos, Albergues, Secretarias de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Polícia Militar, SAMU, Bombeiros, Presídios, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Exército e os campi do IFSULDEMINAS e outros. Para cadastramento de novas entidades, será necessário encaminhar um ofício com manifestação de interesse ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para solicitar os kits, com a quantidade de pessoas a serem atendidas e justificativa da necessidade. Serão analisados os quantitativos solicitados e as entidades a serem atendidas de acordo com os grupos prioritários.

Distribuição 

DSC 0435Nas últimas semanas, as filas em frente às agências bancárias reuniram um grande número de pessoas, principalmente nas lotéricas e na agência da Caixa Econômica Federal. Muitos têm procurado as agências para sacar o auxílio emergencial e parte dessas pessoas não estava utilizando máscaras, como recomenda o Ministério de Saúde. Na terça-feira, 28 de abril, uma equipe de voluntárias se mobilizou na Casa Paroquial para embalar as máscaras produzidas na primeira remessa. Na mesma semana, teve início a distribuição dos kits na Praça Antônio Carlos, em Machado, e em diversas escolas do município, para cozinheiras voluntárias e famílias que buscavam refeições nas escolas.

WhatsApp Image 2020 04 30 at 10.00.41Alexandre Fonseca, coordenador social da Associação Socioambiental Cultivar, entidade responsável pelo logistica desta primeira fase de distribuição das máscaras produzidas com tecidos do Campus Machado, acompanhou a ação e contou que muitas pessoas nas ruas diziam já possuir máscaras, mas não estavam usando. Ele avalia que, em geral, a ação foi muito bem recebida. “Além da abertura do pessoal nas escolas e na Praça, a maioria das pessoas agradeceu muito por receberem as máscaras. Entregamos os kits com instruções voltadas para cima e as pessoas estavam lendo antes de abrir.”

Mobilização para o projeto

WhatsApp Image 2020 05 06 at 15.57.40Além das entidades envolvidas, a ação está mobilizando diversas pessoas. É o caso da Dona Maria de Fátima de Jesus Graciano, proprietária de uma pequena confecção. Ela trabalha com a produção de uniformes e parou os pedidos da fabriqueta por uma semana para que suas funcionárias pudessem se dedicar à costura de 2.200 máscaras. “Não sabemos como ficará o mercado, temos pedidos ainda a serem entregues, mas interrompemos este trabalho por uns dias para produzir as máscaras. É uma ação importante neste momento”, contou.

Reconhecimento

Foto CarlosA Câmara Municipal de Machado enviou uma moção de agradecimento ao IFSULDEMINAS - Campus Machado pelas ações de enfrentamento à covid-19 (coronavírus), em reconhecimento à doação de alimentos e à produção das máscaras.
Para o diretor-geral do campus, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, “é neessario mostrar para a sociedade a importância dos institutos federais e do serviço público na vida das pessoas. Esse tipo de ação é a maior defesa do nosso trabalho”.

Segundo o professor Carlos Henrique, colocar a instituição a serviço da comunidade é a prerrogativa da extensão e faz parte da missão do IFSULDEMINAS, que vem realizando diversas ações para apoio ao enfrentamento à pandemia. Desde a fabricação de máscaras de tecido e acetato, passando pela produção de álcool em gel, doação de gêneros alimentícios da fazenda-escola, até a oferta de cursos on-line a distância para capacitação da comunidade neste período de recolhimento domiciliar.

Apoio e agradecimento

WhatsApp Image 2020 05 11 at 17.26.26Magda de Fátima Pereira de Oliveira, diretora da Escola Municipal Padre José de Souza Ribeiro, agradeceu ao Instituto, à Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio, à Associação Cultivar e à equipe que esteve na escola para distribuição das máscaras. Os kits chegaram aos funcionários que estavam trabalhando na preparação e distribuição das marmitas e à comunidade que recebeu as refeições.

Dona Aparecida Anselmo Domingues Santos se voluntariou para a preparação das refeições distribuídas pela Paróquia e recebeu o kit de máscaras. “É uma coisa muito boa, estamos trabalhando com muita vontade e com muito amor... estou gostando muito da distribuição das máscaras”, conta ela, que se diz feliz por contribuir com essa ação social.

Dona Marlene Pacheco é aposentada, mas costura em casa e integra o grupo de costureiras voluntárias que farão o próximo lote de máscaras. Ela costuma ajudar em ações sociais e conta que já costurou muitas máscaras para família e amigos. A aposentada esteve na Paróquia para ajudar a embalar os kits produzidos na primeira remessa e está aguardando o material para a costura das próximas unidades. “Recebi a mensagem no grupo das costureiras para ajudar a embalar e vim.”

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página