Página inicial > Notícias > Produção de máscaras

Produção de máscaras

Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 11h50 | Última atualização em Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 08h56

IFSULDEMINAS se prepara para a produção de máscaras de acetato que serão distribuídas gratuitamente na região

campanha arrecadacao 2Os campi do IFSULDEMINAS estão se unindo para a produção de máscaras de acetato. O equipamento é utilizado como medida de segurança no enfrentamento ao coronavírus (covid-19). A produção será concentrada no Campus Poços de Caldas e contará com 10 impressoras 3D dos Espaços Maker de diversos campi da instituição. O Campus Machado encaminhou suas duas impressoras e 9 quilos de filamento (matéria-prima) para cumprir a meta de produção de 1.000 máscaras em 10 dias. A iniciativa conta também com o apoio do Ateliê de Software, uma empresa poços-caldense.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Sindynara Ferreira, várias iniciativas de confecção de máscaras estão em andamento em outras instituições pelo País. "Alguns colegas do Instituto trocaram mensagens para conhecer estas experiências. Após análise entre os coordenadores dos Espaços Makers dos campi do IFSULDEMINAS, decidiu-se pela união a esse movimento, com o objetivo de prover equipamentos às unidades de saúde pública da região. Todos os coordenadores apoiaram a ideia, assim a ação foi centralizada em uma das unidades, sinalizado positivamente pelo coordenador do Campus Poços de Caldas. Após alinhamento com os diretores-gerais, as impressoras 3D bem como outros materiais e equipamentos necessários para a confecção dos escudos faciais (máscaras de acetato) foram levados a Poços de Caldas com o apoio da Reitoria e dos campi. Agora, o projeto envolve servidores e discentes do Campus, bem como a parceria da empresa Ateliê de Software”.

Até o momento, a título de teste e validação, foram produzidas 30 máscaras, que estão sendo testadas por profissionais da saúde, para averiguarem se estão em conformidade para uso. Cada impressora 3D é capaz de produzir uma por hora. O grupo responsável pelo trabalho espera produzir as 1000 máscaras dentro de 10 dias. Assim que os equipamentos de segurança ficarem prontos, o objetivo é fazer a doação para hospitais, PSFs e Santas Casas da região de abrangência do IFSULDEMINAS.

Arrecadação de recursos para a produção

VaquinhaPara a produção das máscaras, são necessários filamentos ABS, acetato e elásticos. Os campi do IFSULDEMINAS estão auxiliando na doação de parte dos materiais. No entanto, com o objetivo de garantir a arrecadação do montante total da matéria-prima necessária, o IFSULDEMINAS e o Ateliê de Software estão promovendo uma arrecadação virtual. A meta de arrecadação de R$ 5 mil já alcançada, somando um total de R$ 5.540,00 até o momento. Confira o link:https://www.vakinha.com.br/vaquinha/impressao-3d-de-1000-mascaras-para-protecao-contra-o-covid-19

O que é a Cultura Maker?

informatica 21A ideia da cultura “Maker” é inovar a partir da concepção de colocar a “mão na massa”, buscando soluções criativas para problemas do cotidiano. Esse movimento parte da premissa do “Faça Você Mesmo”, incentivando a produção prática e manual por pessoas comuns, fazendo-as criar, consertar e modificar objetos, e assim desenvolver projetos.

Desde o ano passado, o Campus Machado colocou em funcionamento seu Espaço Maker sob coordenação da professora Cristina Carvalho Almeida e do professor Matheus Eloy Franco, com o apoio de equipamentos adquiridos por meio de programas de fomento interno. Aberto à participação e atendimento a demandas da comunidade, trata-se de um laboratório de prototipagem e desenvolvimento de soluções que fica localizado no Prédio II do campus. Estudantes dos curso superiores de Licenciatura em Computação e Sistemas de Informação participam de aulas práticas no local.

Alinhadas ao Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia (ELITT) do campus, diversas ações de pesquisa e extensão têm sido realizadas pelo Grupo de Estudos em Robótica e Automação (Autobots), coordenado pelo professor Matheus Eloy Franco, e pelas integrantes do projeto "Meninas Digitais", coordenado pela professora Daniela Guimarães.

De acordo com Matheus, o espaço tem sido utilizado em ações ligadas à educação, por meio de projetos de Pesquisa e Extensão, objetivando levar à comunidade princípios e práticas da cultura maker e de apoio a outros projetos. “Já realizamos cursos utilizando Arduíno, sobre impressão 3D e lego”.

informatica 29A professora Cristina explica que o Espaço Maker está aberto a estudantes de outras áreas ou pessoas da comunidade que tenham interesse em desenvolver projetos, por meio de parceria com o campus, com o acompanhamento de um monitor. Uma das formas de contato para saber um pouco mais sobre a estrutura e possibilidades de parceria é o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Saiba mais sobre o universo maker!

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da Ascom do Campus Poços de Caldas