Utilidade Pública
Campus Machado publica cartilha com dicas de cuidados para a saúde mental em tempos de coronavírus
O serviço de Psicologia, que atua junto a Coordenação de Assistência ao Educando (CGAE) do Campus Machado, preparou um material para auxiliar a comunidade no cuidado à saúde mental em momento de recolhimento domiciliar. Uma cartilha digital foi elaborada com o apoio da Assessoria de Comunicação do campus e está disponível neste endereço.
Recolhimento domiciliar
Desde a última quarta-feira, 18 de março, as aulas presenciais no IFSULDEMINAS foram suspensas. A decisão foi tomada pelas esferas municipal, estadual e federal, além das instituições de ensino privadas. A ação tem como objetivo contribuir com o enfrentamento à pandemia da covid -19 (novo coronavírus).
A orientação do Ministério da Saúde é de que as pessoas fiquem em recolhimento domiciliar e saiam de casa apenas em casos de extrema necessidade. Ações foram adotadas em todo o IFSULDEMINAS, evitando a aglomeração de servidores, instituindo regras para o trabalho remoto e restringindo os horários de atendimento na instituição, enfatizando o uso de canais, como e-mail e telefone. Muitas empresas concederam férias a funcionários, estudantes cumprem as atividades de casa e idosos exigem mais cuidados, devendo ficar ainda mais restritos no ambiente doméstico.
Com o avanço nos casos da covid-19 e as pessoas reunidas em seus lares, o ambiente é ainda mais propício à desestabilização emocional, considerando a vida agitada da modernidade, o excesso de informações circulando, muitas delas consideradas fake news (notícias falsas), o que causa ainda mais apreensão na comunidade.
Neste cenário, é importante manter não só a saúde física mas também a saúde mental. Para isso, o servidor Fabrício Aparecido Bueno, psicólogo do Campus Machado, reuniu uma série de dicas para ajudar estudantes e comunidade em geral a lidarem com as dificuldades para ficarem em casa em tempos de coronavírus.
"A proposta de construir uma cartilha com algumas dicas básicas sobre estratégias para a preservação da saúde mental diante de um desafio tão complexo como este que estamos enfrentando é colaborar com a indicação de algumas diretrizes gerais que podem ajudar principalmente aquelas pessoas que estão um pouco confusas sobre como administrar a sua vida neste momento. Além do mais, tem como objetivo contribuir com um melhor direcionamento das demandas relacionadas ao serviço de psicologia do campus, através da divulgação de orientações a respeito de como acessá-lo neste período em que estaremos com atendimento remoto", explica o psicólogo.
De acordo com Fabrício, alguns alunos já estão procurando atendimento via redes sociais.Por meio da cartilha, ele disponibiliza o e-mail: fabricio.bueno@
Texto: Assessoria de Comunicação do Campus Machado
Redes Sociais