Página inicial > Notícias > Inovação no Campus

Inovação no Campus

Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 09h45 | Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 09h53

Estudantes do Campus Machado desenvolvem projeto inovador para gestão de resíduos orgânico do refeitório

20200310 140657As alunas de Agronomia Beatriz Fagundes de Carvalho e Gabrielle Baroni Sarto e a aluna de administração Pérola Jennifer da Silva, do Campus Machado, venceram o 1º Desafio de Inovação Tecnológica (DIT) lançado no segundo semestre de 2019 pelo IFSULDEMINAS.

A equipe vencedora propôs um destino adequado à coleta de resíduos orgânicos do Refeitório do Campus Machado, que foram transformados em adubo por meio do processo de compostagem. O projeto utilizou a plataforma Arduino com um sensor de umidade e temperatura, informando o horário correto de irrigação do composto. O sistema foi desenvolvido com a colaboração do estudante de Licenciatura em Computação, Dionatan Santos.

O objetivo do Desafio de Inovação Tecnológica, lançado pelo IFSULDEMINAS, foi solucionar o gerenciamento e gestão de resíduos na instituição. As alunas nomearam o grupo de equipe “Abono” e conduziram o projeto durante três meses sob orientação da professora Ariane Borges.
Durante o mês de outubro, foi realizada a coleta de resíduos orgânicos. Em novembro e dezembro, foi feita a coleta de dados. Finalmente, em janeiro foi elaborado o relatório sobre o projeto.

Para garantir o êxito do projeto, foram realizadas pesquisas pela equipe, que iniciou a coleta de resíduos orgânicos oriundos do refeitório do Campus Machado. Com o apoio de estudantes do ensino superior e do técnico orientados pelas integrantes do projeto, os canteiros constituídos de resíduos orgânicos foram revirados e irrigados de três em três dias para que houvesse eficiência na etapa de decomposição, tudo com o apoio do sensor.

A estudante Beatriz, explicou que “o projeto em questão teve como objetivo reduzir o volume de resíduos destinados aos aterros sanitários e ainda transformar esses resíduos em algo que pudesse ter utilidade no campus, o adubo que pode ser utilizado em diversos setores da instituição”.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado