Página inicial > Notícias > Colação de grau - Cursos Superiores

Colação de grau - Cursos Superiores

Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 12h49 | Última atualização em Terça, 17 de Março de 2020, 08h02

IFSULDEMINAS - Campus Machado forma 132 novos profissionais de cursos superiores

DSC 0684Alegria, emoção e despedidas. Foram com esses sentimentos que, no último sábado, 07 de março, foram realizadas as solenidades de formaturas de 132 estudantes de cursos superiores do IFSULDEMINAS - Campus Machado. Durante a manhã, no auditório principal, colaram grau estudantes dos cursos de Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Zootecnia. À noite, foi a vez dos formandos de Administração, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Computação e Sistemas de Informação receberem seus certificados simbólicos.

Discursos emocionados deram o tom de encerramento de uma importante fase. Gratidão aos familiares, aos professores e aos colegas pelo apoio e aprendizado de anos. Muitos transformaram completamente suas trajetórias de vida, se mudando para Machado com o objetivo de se dedicarem ao curso. Essa foi a história do formando Guilherme Tonielo Barbosa, natural de Sertãozinho (SP), orador da turma de Agronomia. “Quando entrei em Machado, pela primeira vez, achei que não aguentaria ficar uma semana. Mal sabia eu que esse lugar era repleto de pessoas incríveis com as quais teria o prazer de conviver”, disse em seu discurso.

DSC 0179O diretor-geral do campus, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, abriu as duas cerimônias. Como anfitrião do evento, passou a presidência dos trabalhos ao reitor, professor Marcelo Bregagnoli, que outorgou grau aos formandos. Em seu discurso, Bregagnoli destacou a importância do compromisso social no exercício da profissão. “Aqui vocês tiveram educação de qualidade, mas sobretudo bancada pelo povo brasileiro. Vocês assumem conosco, frente a seus pais, a responsabilidade de levar mais esperança às pessoas. O que esperamos, eu me incluo como parte da sociedade, é que façam diferença para o povo, conto com vocês!”.

Carlos Henrique, ao encerrar a cerimônia, enfatizou o compromisso dos formandos com o Instituto. “Alunos e servidores passam, mas o Campus Machado permanece. Essa instituição é a segunda casa de vocês, defendam o Instituto Federal do Sul de Minas e o Campus Machado, porque é isso que vai fazer com que a instituição permaneça eternamente”.

DSC 0223O professor Alex Uzeda discursou em nome dos demais paraninfos na solenidade da manhã. Ao se dirigir aos formandos, destacou o aprendizado de todos, alunos e professores. “Quando vocês entraram no Instituto, encerraram um ciclo, um reboot na vida, muda tudo. Estão começando agora um novo ciclo, se preparem pois vai mudar tudo de novo... vocês agora estão entrando no mercado de trabalho, como profissionais competentes. Falando pelos professores, também aprendemos muito com vocês, a gente também se vê forçado a se despedir, ao mesmo tempo que é um pouco amargo, também é uma satisfação, porque tenho certeza de que terão uma carreira de muita luz e sucesso”.

À noite, o professor José Antônio Dias Garcia foi o escolhido para representar os demais paraninfos. Em suas palavras, a preocupação de levar uma mensagem a todas as turmas participantes. “Um diploma não traz apenas a permissão para exercer a profissão, mas traz a responsabilidade de exercê-la e a percepção de utilidade para a própria vida. Ser útil é um desejo que cada um de nós carregamos e ele sempre nos inquietará, enquanto não estivermos satisfeitos”.

Festa e alegria para os formandos

DSC 0350“Foi maravilhoso, e muito emocionante, eu não achei que fosse me emocionar tanto. Estar lá na frente me fez relembrar os cinco anos e tudo o que nós passamos para conseguir nos formar, cada detalhe. Passa um filme na cabeça da gente e isso não tem preço”, contou a formanda do curso de Zootecnia, Suzany Inácio Campos, também oradora da turma.

DSC 0640Thayla Daiane Alves, formanda de Licenciatura em Computação, é uma das duas mulheres do curso que colaram grau no sábado, 07 de março. Em um ramo profissional marcado fortemente pelo sexo masculino, ela comenta a importância de contribuir para aumentar a presença feminina na área. “Concluir um curso no qual a maioria são homens me faz sentir mais poderosa, orgulhosa e mostra pra todo mundo que temos capacidade, mesmo sendo mulher”, comentou a aluna que teve o prazer de colar grau um dia antes da comemoração do Dia Internacional da Mulher (08 de março). A data foi lembrada também pelo reitor da instituição, professor Marcelo Bregagnoli, que saudou todas as servidoras e alunas da instituição, lembrando da importância da mulher na sociedade.

DSC 0481"O sentimento é de gratidão e felicidade! Foram anos difíceis e desafiadores, de muita luta, persistência e noites sem dormir, mas, que me ajudaram a crescer tanto na vida pessoal quanto profissional. Além de, todo conhecimento adquirido, agradeço ao IFSULDEMINAS - CAMPUS MACHADO pela oportunidade de estagiar no setor de Licitação e na Fadema, onde, hoje, faço parte da equipe. Fica também, um sentimento de saudade, pelas amizades construídas com os colegas e professores durante esses quatro anos, mas sei que todos terão um caminho brilhante nessa nova jornada", disse Paloma Souza Silva, formanda de Administração.

LeonardoO estudante Leonardo Carlos Jacob concluiu o curso de Agronomia e já está empregado, a colação de grau fechou um ciclo importante para ele. "A sensação foi de dever cumprido, depois de cinco anos na faculdade buscando me especializar. Já estou trabalhando, graças a Deus, prova que todo o esforço que fizemos, não foi em vão, que foi reconhecido", contou.

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do Campus Machado