Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Início do semestre
Início do conteúdo da página
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/imagens_noticias/2020/março/09/
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:

Início do semestre

Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 13h06 | Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 14h41

Campus Machado recebe os alunos dos 1ºs anos dos cursos técnicos e superiores

DSC 0203As aulas do ano letivo 2020, para os cursos técnicos e superiores, tiveram início nesta semana. Na segunda-feira, 10 de fevereiro, os veteranos retornaram às atividades letivas, já os novatos iniciaram nesta quarta-feira (12). Os ingressantes dos cursos integrais e diurnos foram recebidos pelos professores e direção da escola no Auditório do campus. Os alunos dos primeiros anos do noturno terão uma recepção especial na próxima semana.

O diretor-geral, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, deu as boas-vindas a todos, enfatizando a importância de valorizarem a oportunidade de estudar em uma instituição federal de ensino. “Nossa escola é reconhecida pela qualidade, todos os nossos professores possuem qualificação elevada. Quando vocês ingressam aqui, estão ocupando uma vaga que poderia ser de outra pessoa. Somos uma instituição pública, ou seja, que é de todos, inclusive dos que não entraram aqui. Gostaria que vocês tivessem essa consciência”.

DSC 0228A diretora de Desenvolvimento de Ensino, professora Aline Manke, também se dirigiu aos estudantes, além de apresentar o organograma do setor de Ensino da escola, também representou a coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Letícia Amaral, que não pôde estar presente. Aline apresentou as oportunidades que a escola oferece na área de pesquisa, iniciação científica, e obtenção de bolsas extracurriculares em projetos nos laboratórios e setores de produção. Ressaltou os investimentos em ações sustentáveis e de inovação que a instituição tem realizado e como os estudantes podem se destacar. “No ano passado, tivemos três bolsistas que receberam premiação sob orientação da professora Ariane Borges”, destacou.

Na sequência, a professora Ariane apresentou os projetos desenvolvidos em prol do meio ambiente. De acordo com o Ranking Internacional GreenMetric, o IFSULDEMINAS ocupa a posição de quinta instituição de ensino mais sustentável do País. Segundo explicou a professora, algumas ações têm contribuído para que o Instituto alcançasse tal posição. Dentre elas, o recolhimento de pilhas e baterias, a coleta de resíduos eletrônicos, a geração de energia solar, a captação de águas da chuva e muitas outras. “Pequenas mudanças de hábitos contribuem com a qualidade de vida de vocês”, enfatizou a professora ao solicitar apoio dos alunos para redução do desperdício de alimentos, uso consciente da água, energia e descarte adequado do lixo.

DSC 0211A coordenadora de Extensão, Michelle Marques, reforçou o número de oportunidades que o campus oferece, que vão além do estágio obrigatório a ser cumprido pelos estudantes, como a possibilidade de integrarem projetos com foco na comunidade (Extensão) e grupos de estudos em muitas áreas, além de participarem de cursos de idiomas e seleção para intercâmbio internacional ou mobilidade em outras instituições com ajuda de custo para essas ações. Outras oportunidades destacadas foram os eventos que o campus oferece, como palestras, semanas de cursos, incentivo à inovação e ao empreendedorismo, além da participação em empresas juniores.

O coordenador da Coetagri, Jhonatan Ribeiro, apresentou a cooperativa-escola do campus. Ele falou sobre as vantagens da adesão dos estudantes, em função dos muitos serviços oferecidos, parcerias firmadas e atendimento aos cooperados.  

DSC 0252O professor Pedro Carvalho, diretor de Ensino, chamou a atenção dos alunos para a infraestrutura que o Campus oferece, ressaltando os esforços feitos para garantir todo o espaço que eles poderão desfrutar, salas de aula, laboratórios, setores de produção, refeitórios, alojamentos e áreas externas. "No fim do último ano, as salas de aulas estavam todas rabiscadas, como estão os rostos de vocês. Investimos em pintura, um dinheiro que não precisaríamos gastar, caso não houvesse todos os rabiscos. Peço que vocês valorizem o que têm, isso aqui é de vocês”, disse.

Para fechar as apresentações, o coordenador-geral de Assistência ao Educando, Sérgio Santana, deu as orientações e instruções aos estudantes que irão residir na instituição e também aos externos. Ele destacou a importância do contato com o setor, principalmente dos residentes para que a instituição possa se organizar em relação à permanência deles nos fins de semana, falou sobre a importância da disciplina e de cumprirem as regras estabelecidas.

Trotes

DSC 0543O primeiro dia foi marcado por tradicionais trotes e brincadeiras dos veteranos com os novatos. Grande parte dos ingressantes tinham as caras pintadas. Para o coordenador de Assistência ao Educando, Sérgio Santana, esse tipo de brincadeira surge pela proximidade dos novatos com os veteranos que já se conhecem. “Pelas entrevistas realizadas com os residentes, percebemos o número de estudantes que ingressam por influência dos familiares e de amigos que já estudam aqui”, contou Sérgio.

DSC 0281Muitos “bichos”, como são chamados os novatos, ingressam cheios de amigos no campus. Esse é o caso da estudante Mariana Corsini, que iniciou o Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. A adolescente, de 15 anos, conheceu a instituição pelo contato com colegas e familiares - veteranos no campus - e já até reuniu uma turma de amigos, todos conhecidos nas diferentes escolas que ela estudou durante o Ensino Fundamental. “Os trotes são de boa, a maioria já me conhece há vários anos, por isso fizeram isso”, contou rindo.

Perspectiva de futuro

DSC 0305Para a maioria dos estudantes, um curso superior representa perspectiva de futuro, muitas vezes por realização pessoal, busca por novos caminhos e boa colocação no mercado de trabalho. Esse é caso do Wilson de Almeida Santos, técnico em Agropecuária formado pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Há três anos, ele trancou o curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Aos 32 anos, pretende aproveitar as disciplinas e reiniciar o curso no Campus Machado. Após se organizar, Wilson pretende trazer a companheira e filhos para morar na cidade. Para ele, o IFSULDEMINAS se diferencia das universidades pela aplicação mais prática. “A universidade é muito voltada para a pesquisa, a minha ideia é produzir para o campo, por isso quero ter mais contato com estrutura de produção”, contou.

Tour pelo Campus

Após a recepção de boas-vindas, os estudantes foram divididos em suas respectivas áreas para um tour pelo campus. Guiados pelos coordenadores dos cursos, eles puderam conhecer a estrutura da instituição, biblioteca, setores produtivos, laboratórios, salas de aula e os diferentes prédios.

{gallery}2020/março/09/{/gallery}

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

registrado em:
Fim do conteúdo da página