Página inicial > Notícias > Desafio Maker

Desafio Maker

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 13h20 | Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 13h33

Equipe do Campus Machado vence o "Desafio Maker"

78239601 1792209910911619 196601543858847744 oA equipe do Grupo de Estudos “Autobots” do Campus Machado venceu a primeira edição do “Desafio Maker”, uma competição promovida pelo IFSULDEMINAS, que teve como objetivo incentivar estudantes e resolverem desafios do cotidiano relacionados a impactos ambientais, mobilidade urbana, melhorias do ambiente domiciliar, robótica, saúde e bem-estar. O evento foi realizado no último sábado, 23 de novembro, no Campus Passos.

Os estudantes de Machado ficaram em 1º lugar com o projeto de uma casa IoT (Internet das Coisas), que possibilita monitorar, em tempo real, informações como umidade, temperatura, chuva e vazamento de gás. Além disso, a casa possui integração com o Twitter para postagem de informações dos sensores.

Orientados pelo professor Matheus Eloy Franco, os alunos Dionatan Santos (Licenciatura em Computação), Nykollas Alves e Itamar Costa (Sistemas de Informação) apresentaram o projeto durante o evento em Passos. De acordo com Matheus, “a proposta foi construída pelo grupo no evento, mediante a lista de componentes e temas previamente definidos no edital”.

Dionatan explicou que o coordenador do projeto, observou as habilidade dos membros participantes e designou uma parte do projeto para cada um. “A coleta dos dados foi feita pelo Arduíno e enviada a nuvem ThingSpeak, aproveitadas pelo usuário por meio de um aplicativo desenvolvido na plataforma APP Inventor. Além disso, a casa fazia postagens no Twitter em caso de vazamento de gás”.

20191123 084421A equipe fez treinamento antes e levou alguns modelos de códigos que poderiam utilizar, já que isso era permitido no desafio. Toda a parte física do projeto, assim como a comunicação entre a nuvem e o Twitter foi feita lá.

“Gostamos muito do evento, foi uma experiência diferenciada no meu ponto de vista. Apesar de ser uma competição, o clima amistoso prevaleceu entre os participantes, houve interação e troca de experiências entre os grupos no término do evento. No nosso caso, aconteceu momentos de colaboração de nossa parte com outra equipe”, comentou Dionatan.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado