Página inicial > Notícias > 5º Workshop de EaD

5º Workshop de EaD

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 11h45 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 12h44

Tem início o 5º Workshop de Educação a Distância do IFSULDEMINAS

DSC 0342O Campus Machado foi a primeira unidade do IFSULDEMINAS a sediar o 5º Workshop de Educação a Distância. O evento teve início nesta segunda-feira, 25 de novembro, durante a manhã em Machado e no período da tarde em Poços de Caldas. O Workshop, em formato itinerante, segue durante toda a semana nas demais unidades com o objetivo de conscientizar, discutir e gerar ações frente às novas técnicas de ensino e aprendizagem.

Clique aqui e confira a programação do 5º Workshop de Educação a Distância do IFSULDEMINAS!

O diretor de Educação a Distância, Evandro Moreira, abriu o evento enfatizando a importância da educação híbrida. “Começaremos a discutir o assunto e, no ano que vem, continuaremos essa rodada de capacitações e também vamos produzir uma resolução sobre educação híbrida que seja mais sólida e que garanta mais qualidade aos nossos cursos. Temos participado de muitos eventos na área e essa questão da educação on-line é irreversível”, disse.

Para falar sobre o tema, foi convidada a professora Eliana Barion, do Centro Paula Souza, instituição que tem foco parecido com os institutos federais, no que diz respeito à oferta de cursos técnicos e tecnológicos. A professora atua no Centro Paula Souza há cerca de 20 anos e possui vasta experiência na educação on-line.

DSC 0354Eliana abordou o contexto do mundo moderno e a nova forma de interagir com esse mundo que, aos poucos, vai se tornando digital. Citou exemplos de serviços e hábitos de vida que já partem dessa perspectiva, como ouvir música (Skype), pedir comida (Ifood), assistir vídeos (Youtube e Netflix), se deslocar (Uber), se hospedar (Air BnB), dentre outros. Para ela, o ambiente de sala de aula não poderia ser diferente. Deve se conectar também e o modelo híbrido da educação, mesclando ensino presencial e a distância, está aí para isso. “Como está sendo minha aula? Os nossos alunos estão interessados?”, foram alguns questionamentos lançados pela professora.

O coordenador do curso de Licenciatira em Ciências Biológicas, professor Clóves Gomes de Carvalho Filho, acompanhou a palestra e conta que é um total defensor do EaD. “Acredito muito no modelo e já pratico muitas coisas que foram faladas pela professora. Eu uso a mente virtual nas minhas aulas, com atividades para os alunos. Acho que é um modelo que veio pra ficar e como a professora falou, muita gente rejeita por falta de conhecimento, por não saber como funciona e não querer conhecer também”, comentou.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado