Página inicial > Notícias > Domingo de Prova

Domingo de Prova

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 12h54 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 10h53

Mais de 700 candidatos fizeram as provas do Processo Seletivo dos cursos técnicos do Campus Machado

Gabaritos e provas já estão disponíveis e prazo para recurso segue até 27/11

Clique e confira os gabaritos!

Saiba como recorrer ao gabarito das provas!

Confira o caderno de provas: Integrado e Subsequente !

DSC 0050Na manhã deste domingo, 25 de novembro, foram realizadas as provas para os cursos técnicos do IFSULDEMINAS - Campus Machado. Ao todo, 737 inscritos concorrem às vagas para ingresso no início de 2020, sendo 469 candidatos para o Integrado e 268 para o Subsequente. Neste processo seletivo, 94 candidatos deixarem de realizar a prova. Do total de inscritos, 07 solicitaram atendimento especial, como prova ampliada, ledor e transcritor, tempo extra, dentre outros.

Muitos candidatos chegaram ao campus antes das 08h para identificação dos locais de realização do exame. Às 8h30, as provas foram entregues aos candidatos que tiveram até 12h30 para resolver as questões. Após uma hora de exame, foi permitido deixar salas de prova com o caderno de questões. Os gabaritos para conferência já estão disponíveis na página do campus (clique e confira) O prazo para recurso contra o gabarito segue até 27 de novembro. Segundo a coordenadora do Processo Seletivo no campus, a pedagoga Débora Jucely Carvalho, tudo ocorreu dentro do programado e sem nenhuma ocorrência.

A prova para o Técnico Integrado contou com 15 questões de língua portuguesa e de matemática, 08 de ciências e 06 questões de geografia e de história. Já o exame para o subsequente trouxe questões de matemática e de língua portuguesa.

DSC 0233Yuri Marques tem 15 anos e veio de Alfenas para fazer a prova do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Ele está no 9º ano do Ensino Fundamental e, desde que foi divulgado o conteúdo programático, tem se dedicado aos estudos. “Como estou no 9º ano de uma escola pública, tem muita coisa que eu não tinha visto ainda. Tive algumas dificuldades, mas acho que fui bem”. Ele contou que, se for classificado, pretende morar no campus para se dedicar. “Acho melhor morar aqui para não ficar deslocado das coisas, mas ainda vou conversar com meu pai sobre isso”.

Luiz Fernando Vitoriano é aluno do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O jovem, natural de Elói Mendes, tem 19 anos e fez a prova para o mesmo curso na modalidade subsequente. Ele está realizando provas para conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio e, assim, ir direto para o Técnico. “Já trabalho em uma fazenda e pra mim é mais vantajoso concluir logo o técnico, pois já tenho emprego garantido na área”, contou.

DSC 0247Lucas César Bento (15 anos) é de Poço Fundo e se preparou para a prova durante o curso de Formação Inicial Continuada (FIC) Introdutório ao Ensino Médio, que foi ministrado pelo Campus Machado na Escola José Bonifácio, em sua cidade. Ele decidiu pelo Técnico Integrado em Alimentos e achou a prova tranquila. “O cursinho ajudou bastante, acho que fui bem”. Contou que muitos colegas do cursinho também fizeram a prova, mas cada um escolheu uma área diferente. “Se der tudo certo, vou continuar morando na minha cidade e virei para Machado todos os dias”.

Nathalí de Cássia Ribeiro é machadense e egressa do Campus Machado. Ela já se formou em Ciências Biológicas, mas resolveu mudar de área e escolheu o Técnico em Administração na modalidade subsequente. “Hoje, trabalho em uma clínica médica e o cursos de Administração vai me ajudar no dia a dia”, disse.

DSC 0237Nas áreas de vivência do campus, muitos familiares aguardavam os candidatos terminarem as provas. Lucas Rafael de Souza Silva é um dos responsáveis pela segurança do campus. Não era seu dia de trabalho, mas veio ao campus para acompanhar a filha de 15 anos, Lívia Helena Ferreira de Souza, que fez a prova para o Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio. Ele está há 10 anos trabalhando como segurança na instituição e assistiu a expansão da unidade, desde a incorporação como campus do Instituto Federal do Sul de Minas. Hoje, o filho também é aluno do Técnico em Informática. Ele conta que viu muita coisa ser construída e aumentar muito o número de alunos. “Os novos prédios e laboratórios ainda não existiam, não havia nada na parte de baixo, não tinha curso superior ainda, era muito diferente”, disse.

DSC 0127Ana Cláudia de Paula também aguardava o filho terminar a prova. Ela é mãe de dois jovens com baixa visão. O mais velho cursa Agronomia no campus, mas foi também aluno do Técnico Integrado ao Ensino Médio. Neste domingo, ela acompanhou o filho mais novo, de 15 anos, que fez a prova para o Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e disse que a instituição ofereceu acompanhamento ao filho desde o início. Luiz Fernando de Oliveira teve acesso à prova ampliada e acompanhamento em uma sala reservada.

Texto e Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado