Página inicial > Notícias > Visita IFMS

Visita IFMS

Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 11h24 | Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 17h49

Comitiva do IFMS - Campus Naviraí visita o Campus Machado para conhecer a infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão

DSC 0593Nos dias 29 e 30 de novembro, o IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu a visita de uma comitiva do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Naviraí. Composta pelo diretor-geral, Matheus Bornelli de Castro; o diretor de Administração, João Morais; o agrônomo Lucas Durante; o coordenador do curso de Agronomia, Daniel Mesquita e o professor Lucas Rocha, a equipe conheceu algumas atividades do campus, como os setores de produção, o funcionamento da cooperativa-escola, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema) e alimentação escolar.

No Gabinete, o diretor-geral, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, o diretor de Administração, Otávio Soares Paparidis, a diretora de Desenvolvimento de Ensino, professora Aline Manke, e o diretor de Ensino, professor Pedro Carvalho, receberam a comitiva.

visitaIFMSA equipe conheceu os setores produtivos do campus nas áreas de Agricultura, Agronomia e Processamento. Visitou, ainda, a Coordenação de Assistência ao Educando, conheceram os projetos de pesquisa e extensão, a cooperativa-escola e se reuniram com o diretor da Fadema, o servidor Luciano Olinto Alves, para entender o funcionamento de uma fundação de apoio.

O IFMS - Campus Naviraí é relativamente novo, mas possui cursos na área de Ciências Agrárias e Informática. O objetivo da visita foi buscar referências de trabalho em uma instituição que possui Know how na condução de uma escola-fazenda. Além do Campus Machado, a equipe também visitará os campi de Inconfidentes e Muzambinho.   Nikolas Amaral, eles conheceram os setores produtivos do campus. Visitaram, ainda, a Coordenação de Assistência ao Educando, conheceram os projetos de extensão, a cooperativa-escola e se reuniram com o diretor da Fadema, o servidor Luciano Olinto Alves, para entender o funcionamento de uma fundação de apoio.

Impressionada com a infraestrutura do campus, a equipe encontrou boas práticas para levar ao Campus Naviraí.  “O que mais chamou a atenção é a quantidade de estudantes envolvidos nos setores. Você vai em qualquer setor produtivo, seja Zootecnia, Agronomia ou Alimentos, e encontra alunos trabalhando e  desempenhando seu papel, aprendendo. Esse é realmente um diferencial que se encontra aqui”, comentou o diretor-geral do IFMS - Campus Naviraí, Matheus Bornelli de Castro.

Matheus é machadense e concedeu uma entrevista à Rádio Estação Cultura FM na quarta-feira, 30 de outubro. Para ele, o Campus Machado é referência na Rede Federal, “tanto que estamos aqui para buscar essas referências. Um grande destaque do campus é a questão prática. Mesmo em universidades, estudei em uma grande, a UFLA, não tem esse contato todo com os setores, essa prática vivenciada no dia a dia. Isso é raridade, tanto nas universidades quanto na Rede Federal”, comentou.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado