Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > II IF na Praça
Início do conteúdo da página

II IF na Praça

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 11h16 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 09h18

Campus Machado apresenta cursos e projetos em evento voltado à comunidade

DSC 1105Com a finalidade de apresentar os cursos, grupos de estudos e projetos de pesquisa e extensão promovidos pelo IFSULDEMINAS - Campus Machado, mais de 300 servidores, terceirizados e alunos estiveram na Praça Antônio Carlos no último sábado, dia 26 de outubro, com estandes, expositores, apresentações artísticas e esportivas. Esta foi a segunda edição do IF na Praça, evento promovido pela coordenação de Extensão do campus. 

Centenas de pessoas passaram pelo evento, esclareceram dúvidas sobre os cursos, degustaram produtos dos cursos da área de Alimentos, como o molho de morango e tomate, suco e geleia de morango. Também foi oferecida degustação de cerveja produzida pelo Grupo de Estudos em Cervejas Artesanais (Cervart) e servidos cafés especiais pelo Núcleo de Estudos em Qualidade do Café (Nequali). Diversos produtos da fazenda-escola foram expostos para o público. A cooperativa dos alunos do campus (Coetagri) marcou presença com a venda de produtos da escola, como café, queijos e iogurtes. O Polo de Inovação - Agroindústria do Café pôde apresentar seus projetos à comunidade, expôs o primeiro equipamento produzido em parceria com uma empresa, um torrador de café elétrico e portátil.

DSC 0114O curso Técnico em Segurança do Trabalho fez diversas demonstrações ao ar livre. Crianças entraram no clima do evento e foram suspensas com equipamentos de segurança. Os estudantes apresentaram procedimentos para contenção de chamas. Ana Carolina Peres de Carvalho, diretora de Meio Ambiente do município de Machado, passou pelo estande de Segurança do Trabalho. Formada em Gestão Ambiental, ela está concluindo o curso de Engenharia Agronômica. “Existem muitas oportunidades para engenheiros que possuem o Técnico em Segurança do Trabalho”, comentou.

Profissionais de saúde do campus orientaram visitantes sobre cuidados com a saúde. Em uma tenda, também  foi realizada aferição de pressão. Um estande apresentou o curso Técnico em Enfermagem Subsequente, novidade no Processo Seletivo deste ano. "Muitas pessoas perguntaram sobre o curso de Enfermagem, queriam saber o valor do curso e como estudar aqui", contou a professora Káritas Caproni Tavares.

Estudantes e professores do curso de Zootecnia expuseram seus projetos e estudos. Eles esclareceram dúvidas dos visitantes e falaram sobre algumas atividades do curso, como coleta do sêmen com aparelhos, classificação de ovos e os tipos produzidos. “Foi muito bom! Muitas pessoas não sabiam o que faz um zootecnista, apenas alguns estudantes do campus. Mostramos folhetos, apresentamos projetos e explicamos sobre produção animal, nutrição, ambiência e genética, falamos sobre os setores produtivos”, comentou a estudante Sabrina Scalco. 

WhatsApp Image 2019 10 31 at 11.15.30 4O curso de Administração dividiu o estande com os cursos da área de Informática, que apresentaram os projetos de robótica e a impressora 3D. O estudante Ivan Novais, do curso de Sistemas de Informação, contou que muitas pessoas passaram perguntando sobre os cursos e sobre os projetos. As empresas juniores do campus puderam explicar sobre os serviços oferecidos. 

Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) apresentaram o trabalho realizado nas escolas estaduais do município. Integrantes do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo) expuseram produtos cultivados sem agrotóxicos. Estudantes e professores de Agronomia e do Técnico em Agropecuária apresentaram seus projetos, doaram mudas e esclareceram dúvidas dos visitantes. Os alunos do Programa Jovem Aprendiz  - Juventude em Foco também participaram das atividades.

DSC 0065O curso de Ciências Biológicas levou os bichos do Museu de Ciências Naturais para a Praça. “Foi bem legal porque falamos sobre as outras possibilidades do curso. Enfatizamos a questão de ter vários grupos de estudos, o Museu de Ciências Naturais, laboratórios, mostramos as diversas áreas. Falamos que o curso vai além da aula, muitas vezes achamos que a faculdade só tem aula, mas procuramos mostrar que têm mais coisas, o museu, os materiais didáticos, o herbário vão além da sala”, comentou Karen Moura Martins, estudante e monitora do Museu.

A equipe da Rádio Estação Cultura fez a cobertura do evento com transmissão ao vivo das atividades. Um quiz de perguntas para os participantes resultou na entrega de diversos brindes. Os coordenadores e professores da instituição foram convidados a falarem um pouco sobre o universo dos cursos. O diretor-geral do Instituto, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato agradeceu o empenho de todos que se envolveram na organização do evento. O pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, professor Cleber Ávila Barbosa, acompanhou o IF na Praça e elogiou a iniciativa de levar as atividades promovidas pelo campus à população. 

Um dos diferenciais da segunda edição do evento, segundo a coordenadora de Extensão, Michelle Marques, foi o grande envolvimento de alunos e professores que levaram os grupos de estudos e projetos para a comunidade. A equipe organizadora do evento contou com mais de 200 pessoas, considerando servidores, colaboradores terceirizados e estudantes. 

DSC 1081A Comissão de Processo Seletivo do campus (Copese) aproveitou a ocasião para esclarecer dúvidas sobre as novas regras do Vestibular a da seleção dos cursos superiores. Vinícius de Carvalho acabou de fazer a inscrição para o Processo Seletivo do IFSULDEMINAS. Ele escolheu o curso de Engenharia Agronômica e passou nos estandes para conhecer um pouco mais dos projetos do Instituto. Ele também fará o vestibular em outras instituições para decidir onde estudar. “Vejo que o Instituto tem uma infraestrutura muito boa para o curso e está na cidade. Se eu for aprovado, quero me envolver com os projetos e grupos de estudos. Como venho de uma família de produtores, a àrea me interessa muito”, contou. 

O evento teve início às 09h da manhã e seguiu até 14h. Apresentações de teatro e de dança, atividades esportivas como basquete e slack line também agitaram o sábado. 

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado     

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página