Página inicial > Notícias > IV Semana de Alimentos

IV Semana de Alimentos

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 15h52 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 12h01

Palestras e minicursos marcaram a quarta edição da Semana de Ciência e Tecnologia de Alimentos

DSC 0987Anualmente, o Núcleo de Alimentos do IFSULDEMINAS - Campus Machado promove a Semana de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Nos dias 22 e 23 de outubro, foi realizada a quarta edição do evento que envolveu uma programação de palestras e minicursos.

Participaram cerca de 150 estudantes do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos e do Técnico em Alimentos. Para abrir as atividades, a diretora de Pesquisa do IFSULDEMINAS,  professora Cristina Lúcia Janine Lopes, proferiu a palestra “De onde vêm as boas ideias?”. Em seguida, o professor Adriano Alvarenga Gajo, do Campus Avançado Carmo de Minas, falou sobre “Queijo artesanal e legislação”.

No período da tarde, a professora Lígia Martins, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ministrou a palestra “Ocorrência de micotoxinas na cadeia produtiva dos alimentos”. Para fechar a rodada de palestras, o professor Lucas Bisconsin Junior, Também da Unicamp, discorreu sobre o “Uso de insetos na alimentação humana”.

“Particularmente, em relação às palestras, me interessou especificamente ‘De onde vêm as boas ideias?’ que foi um momento de reflexão  importante e necessária para a nossa formação como técnicos. Outra que chamou minha atenção foi a ‘Ocorrência de micotoxinas na cadeia produtiva dos alimentos’, pois essa palestra retomou alguns dos conhecimentos que são ensinados em nossa grade curricular e ilustrou facilmente o tema”, comentou o estudante Wesley Brigagão de Souza Ribeiro, do 3º ano do Técnico em Alimento.

Para ele, a Semana de Alimentos é uma oportunidade para que os alunos possam aprimorar algo além do que é aprendido na sala de aula tanto nos minicursos quanto nas palestras, adquirindo conhecimento em assuntos diversos relacionados à área.

A estudante Crislaine Assis de Figueiredo, do 2º ano de Ciência e Tecnologia deAlimentos, considerou que as palestras e minicursos foram de grande importância na formação acadêmica, pois proporcionaram novos conhecimentos. “O evento cumpriu com minhas expectativas, principalmente na palestra sobre insetos, a qual foi bem explicada que a entomofagia além de ser uma grande fonte de nutrientes também é mais sustentável, se comparada com a criação e manejo de outros animais”, pontuou.

O segundo dia do evento trouxe uma série de minicursos, como Fabricação de embutidos frescos e cozidos; Produção de bebida láctea com probióticos; Tecnologia na produção e maturação de queijos; Noções de torra de café; Malte e lúpulo; Técnicas de análises microbiológicas em alimentos; e Tecnologia e aplicações da farinha de trigo. FB IMG 1572466095135

De acordo com o coordenador do curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, professor Júlio César Carvalho. "Foi muito proveitosa a IV semana de alimentos, pois os alunos tiveram a oportunidade de trocar e adquirir experiências com profissionais de várias áreas do setor alimentício (mercado de trabalho e também de outras universidades). O feedback dos alunos foi interessante, pois a maioria aprovou o formato do evento deste ano, com palestras em um dia e minicursos em outro".

"Neste ano, buscamos trazer para os alunos, além de temas pertinentes ao ramo de produção e pesquisa de alimentos, temas voltados ao empreendedorismo, instigando ainda mais nos nossos discentes a possibilidade de implantação e gerenciamento do seu próprio negócio. Além de todos os minicursos e palestras ofertados de forma gratuita por profissionais gabaritados", disse.

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado

Data: 30/10/2019