Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ações: VI Semana Administração
Início do conteúdo da página

Ações: VI Semana Administração

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 14h21 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 15h48

IV Semana da Administração envolve estudantes do curso técnico e do superior

DSC 0728Entre os dias 01 e 03 de outubro, estudantes do técnico e do superior da área de Administração participaram da tradicional semana do curso. Palestras, minicursos, mesa-redonda e troca de experiências fizeram parte da programação da sexta edição do evento.

A Semana da Administração tem como objetivo estimular a participação dos alunos em atividades que possam complementar a formação da sala de aula, preparando-os para o mercado de trabalho e contribuindo para a melhoria do desempenho pessoal e profissional.  

Empreendedorismo e Inovação, Intercâmbio Estudantil, Inteligência Emocional, Segurança do Trabalho nas Empresas foram temas das palestras. Os minicursos oferecidos abordaram Desenvolvimento Pessoal, Trabalho de Conclusão de Curso e Oratória, Excel e Powerpoint.   

“Entendo que a participação dos alunos foi muito boa no sentido de nortear as discussões e promover um conhecimento que vai além da grade curricular do curso de Administração, desenvolvendo habilidades distintas que possam auxiliar na carreira profissional deles”, comentou o professor André Neves, coordenador do Bacharelado em Administração.

Relatos de experiências dos intercâmbistas 

DSC 0521Um dos destaques da semana foi a participação dos alunos do curso superior em Administração Júlio César Costa e Flávio Henrique de Souza, que estudaram na Colômbia durante o primeiro semestre deste ano. Eles compartilharam suas experiências de intercâmbio com os colegas, explicando como funciona o edital de seleção e também contaram como superaram os desafios vividos no país de língua espanhola.

Flávio estudou na Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (U.D.C.A), em Bogotá. “Muitas vezes, achamos que é difícil viver uma experiência de intercâmbio, mas é possível. É só querer, participar dos projetos e fazer o máximo de coisas que estão no edital. Há um equilíbrio entre as atividades, não ficamos só estudando ou só viajando”, contou Flávio.

Entre as atividades, ele destacou a participação no TEDx Bogotá, um evento que acontece em todo o mundo, por meio do qual conheceu personalidades importantes do país. Ele também pôde conhecer a Catedral de Sal, uma igreja construída no interior das minas de sal de Zipaquirá, na Savana de Bogotá e a Ilha San Andrés, nos mares do Caribe.

Júlio César foi para a Universidade de Ibagué, a cerca de 200 km da capital colombiana, Bogotá. O estudante contou que percebe mais oportunidades acadêmicas no IFSULDEMINAS do que na Ibagué, como projetos de extensão e a Semana da Administração. “Participei de uma feira de produtos realizada todo o fim de semestre. Achei legal porque meu grupo ficou em 3º lugar. Apresentamos uma bolacha de arroz, gostei desenvolver esse projeto”, comentou.

Palestras

33dde6a3 b66c 4056 ac9c 345d09fd95b5Uma das palestras ministradas abordou como tema a inovação e trouxe o jovem Breno Cornélio, diretor-executivo da Cresça Mais, empresa que oferece cursos de capacitação a distância. Segundo explicou profissional, a empresa é relativamente nova, mas já possui vários clientes e conta com diversos parceiros para produção de conteúdos, conforme a demanda do cliente. São muitos cursos, em geral nas áreas de vendas, desenvolvimento pessoal, marketing ou mesmo conteúdos mais técnicos.  "O projeto da empresa começou há um ano e oito meses, mas ela está no mercado desde o início do ano. Hoje, o EaD vai crescer muito. Temos como cliente, uma indústria de dermocosméticos que vende para clínicas de estética. A empresa tem conhecimento técnico, mas não tem conhecimento de vendas, de gestão e de marketing. Então, eles repassam o conteúdo deles para os clientes", contou. A empresa desenvolve os conteúdos dos cursos, inclusive na área técnica, contando com consultores especializados.   

A Semana também contou a palestra do master coach, Anael Miranda, sobre Inteligência Emocional. Parceiro do Sebrae, o palestrante falou um pouco da sua trajetória profissional, contou sobre os investimentos que já realizou. Hoje, ele é dono da franquia Hot Batata. Um das questões que abordou é a importância de algumas estratégia para lidar com os problemas do dia a dia. 

Mesa-redonda com empresários

a1863aef 8d2a 42ff b9c5 cadf500da35bOutro destaque da semana foi uma mesa-redonda com empresários da região. Alan Tardiole, proprietário do Hotel Vale do Café, Fernando Scotini, empresário do ramo de Seguros de Transporte, Márcio Fernandes de Paula e Marcelo Fernandes de Paula, proprietários do Salão Talentus Black compartilharam suas trajetórias profissionais. 

Alan contou que viveu alguns anos nos Estados Unidos e depois administrou uma fazenda na África, antes de retornar ao Brasil e abrir seu próprio negócio aqui. “O dia a dia, lidar com funcionários, pagar tributos, nada disso é fácil, mas vocês estão no caminho certo, no melhor lugar que poderiam estar para aprender a parte técnica. Avancem sem medo, tem que dar certo, se deu certo para o João, também tem que dar para o Chico” disse.

Fernando contou como começou a trabalhar na área de seguros de carga, quando verificou a oportunidade de empreender no ramo. “Perdi um acerto de anos na empresa que trabalhava, conheci um engenheiro que tinha expertise na área e como tenho facilidade para pegar as coisas, abri o negócio”, contou.  

Para a estudante do 6º período de Administração do campus, Alessandra Oliveira, a mesa-redonda foi um dos grandes diferenciais do evento. "Eu achei muito legal a mesa-redonda, foi bem instrutivo ouvir histórias de empreendedores! Devia repetir nas próximas semanas", comentou. 

Confira as fotos do evento!

registrado em:
Fim do conteúdo da página