Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Intercâmbio de Estágios
Início do conteúdo da página

Intercâmbio de Estágios

Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2019, 13h47 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 15h17

Estudantes do IFSULDEMINAS, IF Goiano e IFRJ participam de intercâmbio de estágios 

DSC 0722 CopiaEntre os dias 29 de julho e 02 de agosto, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) promoveram um intercâmbio de estágios. O Campus Machado recebeu 26 alunos das duas instituições e enviou 24 alunos para os dois destinos.

Em 2008, teve início essa parceria com o IF Goiano, porém o fluxo de envio e recebimento de alunos não ocorria de forma frequente, informa a coordenadora de Extensão do Campus Machado, Michelle Marques. Desde o ano passado, a Reitoria passou a coordenar a ação e estendeu a oportunidades a outros campi.

O estágio é uma fase importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do estudante, por tratar-se de uma etapa que envolve a aplicação dos conhecimentos e a interação com o mundo do trabalho. A coordenadora de Extensão do Campus Machado, Michele Marques, avaliou de forma positiva a execução do programa e conta que uma das metas é ampliar parcerias, além de fazer o intercâmbio entre os campi do IFSULDEMINAS, considerando as dificuldades impostas pelo contingenciamento de recursos. 

20190729 080731As edições anteriores envolveram apenas alunos da área de Ciências Agrárias. Neste ano, o programa foi estendido também a alunos de Informática e de Alimentos. “Foi muito interessante porque despertou interesse de outros cursos. Automaticamente, teremos que ampliar para atender a essa demanda”, informou Michele.

Os participantes têm alojamento, transporte e alimentação garantidos pelas instituições parceiras. Além disso, os estudantes do IFSULDEMINAS recebem um auxílio por meio do Edital EVACT. O valor ajuda com eventuais despesas durante o período que estão fora de casa.

IF Goiano e IFRJ no Campus Machado

20190802 161102Com o objetivo de proporcionar experiências em atividades diversificadas e nos vários setores das instituições, o projeto contou com uma programação de visitas e minicursos que possibilitaram aos estudantes experiências e conteúdos complementares. Esse foi a caso da estudante Karolayne da Silva Carvalho, do curso Técnico em Informática do IFRJ - Campus Pinheiral. “Eu gostei muito das atividades que não temos no nosso campus, como o manuseio da impressora 3D, o Kit Lego Mindstorm e o curso de Arduíno. Achei muito interessante o fato de que o curso foi dado por graduandos, lá só temos contato com professores. É uma forma de integrar o aprendizado, eles explicaram super bem e o curso foi muito prático”.

O estudante Marcos Vinícius do Nascimento Silva, do IFRJ - Campus Pinheiral, também achou que o grande diferencial da experiência foram as atividades novas para eles. “Não tínhamos visto, ainda, conteúdos como Robótica e Programação. Eles também integraram bastante a gente e não só ensinaram a teoria, mas apresentaram a prática nos laboratórios”, contou.

20190802 161526Luana Rocha Oliveira, estudante de Agronomia do IF Goiano - Campus Urutaí, se interessou bastante pelas atividades desenvolvidas durante a semana de estágio. “Gostei muito do curso feito no Laboratório de Biotecnologia, a repicagem das orquídeas, que será uma disciplina lá do 9º período. É legal adiantar esse conhecimento, estudar genética e ver o embrião crescendo. Na Horticultura, também foi bem interessante. Lá não temos essa estrutura de grupo de estudos e de atividades práticas que o campus daqui tem. Os alunos colocam a mão, participam realmente e isso é muito bom”, comentou.

Nelson Oscaranha da Costa é diretor de produção do IFRJ - Campus Pinheiral e também considerou a estrutura de grupos de estudos do Campus Machado um grande diferencial da unidade. “Temos problemas muito parecidos, mas essa ajuda que os alunos dão nos laboratórios é muito importante, com a falta de verba e de prestadores de serviços, deixamos de realizar muitas coisas”. Ele contou que pretende levar a experiência do Campus Machado à gestão do Campus Pinheiral para implementar a ação na unidade.

A professora da área de Informática do Campus Machado, Hagar Ceriane, explicou que foi montada uma programação que pudesse agregar conhecimentos aos estudantes recebidos. “Eles tiveram minicursos durante a semana toda, com os alunos que participam dos grupos de estudos e puderam ter uma visão geral dos projetos”.

20190802 152044Na sexta-feira, 02 de agosto, a coordenação de Extensão do campus organizou uma despedida para os estudantes na Cafeteria do Nequali. O coordenador de Estágios e Egressos do IFSULDEMINAS, Alexandro Henrique da Silva, esteve presente. O diretor do campus, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, comentou a importância dessa parceria de longa data com os campi de Pinheiral e Urutuaí. Agradeceu à coordenação das ações no campus e à Pró-Reitoria de Extensão pelo empenho na condução do programa. “Espero que levem muita coisa daqui e que tenham trazido muito coisa também. O intercâmbio é isso, a troca de conhecimentos”, disse aos estudantes.

IFSULDEMINAS no IFRJ e IF Goiano

O professor Vanderley Almeida acompanhou os estudantes do Técnico em Agropecuária, Alimentos e Informática que participaram do programa. Eles foram para o IFRJ - Campus Pinheiral. Realizaram diversas visitas técnicas e puderam conhecer um pouco da estrutura da instituição, que possui Know how no manejo de granjas. 

Para Vanderlei, o intercâmbio é uma das melhores formas de ampliar horizontes. “A importância dessa experiência para aumentar o nível de conhecimento de nossos alunos é incontestável, além de aumentar as chances no mercado de trabalho. Amplia a visão de mundo. Por mais que busquemos informações sobre culturas de outros estados, regiões e instituições de ensino diferentes das nossas, não há nada como vivê-las. Ao fazer intercâmbio, o aluno tem a oportunidade de conhecer a fundo os costumes de outros lugares”, comentou.

Pedro Lucas de Carlos Gonçalves é estudante de Agropecuária e achou interessante a troca de informação de um estado para o outro. “Tem muitas coisas que aprendi lá e a convivência foi importante também. O estágio me deu uma experiência muito boa. Aprendi bastante com os professores da área técnica. Queria agradecer pela assistência que tivemos. Eu gostei muito”, contou.

WhatsApp Image 2019 08 08 at 12.23.09Joyce Ketlyn Barbosa Pereira está no 2º ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Ela conta que a experiência no IFRJ foi excelente. “Gostei da troca de conhecimento e da experiência que o intercâmbio proporcionou. Sempre é bom para o conhecimento teórico e aprimoramento, a convivência com outra cultura e ver como as escolas levam a tecnologia aos alunos e à comunidade”.

A estudante do curso do Técnico em Agropecuária, Débora Fernanda Oliveira Batista, foi para o IF Goiano - Campus Urutaí. “Fomos muito bem recebidos. Tivemos condições de conhecer coisas diferentes daqui. Como é conduzida uma produção na região Centro Oeste do Brasil. Vimos uma realidade diferente, de grandes indústrias, como não temos aqui. Trouxe uma visão mais ampla da agricultura em Goiás. Tanto para nós quanto para eles foi uma experiência muito boa, porque eles também aprenderam sobre como conduzimos a produção na nossa região”, contou.

 

Texto: IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom - Campus Machade e Divulgação

IF Goiano e IFRJ no Campus Machado

Despedida dos estudantes do IF Goiano e IFRJ 

IFSULDEMINAS no IF Goiano

IFSULDEMINAS no IFRJ

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página