Página inicial > Notícias > Olimpíada de História

Olimpíada de História

Publicado: Sexta, 31 de Mai de 2019, 14h00 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 12h49

Estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Machado participam da Olimpíada Nacional de História do Brasil

ONHB 2018 600x415Sob a orientação da professora Priscila Pereira, os alunos do Campus Machado participam da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Duas das equipes inscritas já chegaram à quarta fase da competição, que teve início nesta segunda-feira (27) e conta com mais de 7 mil equipes de todos os estados brasileiros.IMG 20190531 WA0004

A equipe "The History of Now" conta com os estudantes do 2º ano do curso Técnico em Alimentos, Wesley Brigagão de Souza Ribeiro, Ryan Silva Nery e Marcella Silva de Moraes. Já a equipe "Tia Anselma" é composta pelos estudantes do 2º ano do curso Técnico em Alimentos, Helena Martins Ribeiro e Kamyla Muniz Carvalho e a estudante Maria Fernanda Ribeiro, do 3º ano do Técnico em Alimentos.

A competição também contou com a participação da equipe "Descobrindo um Novo Mundo" composta pelos estudantes do Técnico em Alimentos Tuany Paiva Nery (3º ano), Juliana Domingues Andrade (2º ano) e Fernanda Cristina (2º ano). A participação dos alunos foi viabilizada pela Cooperativa do Campus Machado (Coetagri).

Segundo a professora Priscila Pereira, orientadora das equipes, a ONHB permite o trabalho com documentos históricos a partir de uma perspectiva lúdica e renovada, trazendo, para a sala de aula, elementos que constituem o trabalho do historiador. "A riqueza e novidade da olimpíada residem justamente na possibilidade de explorarmos temas, problemas e abordagens da História de um jeito diferente, o que geralmente não dá tempo de ser feito no nosso atribulado cotidiano escolar. Nós aprendemos muito orientando nossas equipes e é muito gratificante ver o envolvimento dos estudantes e a ruptura do estereótipo de que a história é uma disciplina entediante ou que é pura "'decoreba'". A professora ainda explicou que a olimpíada ajuda os alunos a estudarem para o ENEM e para vestibulares, trabalhando as habilidades de leitura e compreensão de textos, além de alargar a compreensão de mundo e conhecimento crítico sobre a realidade.

Sobre a competição

A ONHB é uma competição científica da área de História voltada para alunos do Ensino Médio e dos últimos anos do Ensino Fundamental II. A olimpíada é realizada pelo Departamento de História da Unicamp e se encontra na sua 11ª edição. A competição possui 6 fases on-line e uma grande final presencial, realizada na Unicamp, situada na cidade de Campinas. Neste ano, a novidade é que duas vagas para ingresso nesta universidade serão destinadas a medalhistas olímpicos. Além disso, os alunos das escolas medalhistas ou com bom desempenho na olimpíada terão isenção no vestibular da Unicamp.

Mais informações podem ser obtidos em: www.olimpiadadehistoria.com.br

Texto: Ascom - IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da professora Priscila Pereira

Fotos: Divulgação/IFSULDEMINAS