Página inicial > Notícias > Programa Avança Café

Programa Avança Café

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 07h54 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2019, 09h25

Campus Machado recebe equipe da UFLA para lançamento do Programa Avança Café

DSC 0931Na manhã de ontem, 27 de março, o IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu a equipe do  InovaHub, espaço colaborativo e de conexão para o desenvolvimento de startups localizado na Agência de Inovação do Café, da Universidade Federal de Lavras (InovaCafé/UFLA), para apresentar o Programa Avança Café. A iniciativa é desenvolvida pela UFLA em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Café), com o apoio do IFSULDEMINAS campus Machado.

O evento foi organizado pelo coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus, professor Pedro Luiz Costa Carvalho, e contou com a participação do diretor-geral, professor Carlos Henrique Reinato, da coordenador do Polo Embrapii - IFSULDEMINAS, professor Leandro Paiva e da diretora de Planejamento e Negócios do Polo, professora Dulcimara Carvalho Nannetti, do coordenador do Elitt, Leonardo Rubim Reis, além de docentes e estudantes dos cursos de Agronomia, Administração, Sistemas de Informação e Tecnólogo em Alimentos. Cerca de 70 pessoas se reuniram no Salão Azul, anexo ao Espaço Sociocultural do campus.

O Avança Café é  programa de pré-aceleração direcionado à formação de startups ligadas à cadeia produtiva do café. Nesse primeiro momento, estão sendo priorizados projetos com base em Tecnologia da Informação (T.I.), a serem desenvolvidos por meio de softwares. A etapa de pré-aceleração, que terá duração de 12 semanas, com participantes selecionados após processo seletivo, acontecerá simultaneamente em Lavras (UFLA), Viçosa (UFV) e em Machado (IFSULDEMINAS - Campus Machado).

“”Estamos cientes da vocação de Machado e de Muzambinho para a cadeia produtiva do café e precisávamos chegar aqui de qualquer forma. Já tínhamos parceria com o logo cafeCampus Machado e pensamos que seria viável trazer o programa pra cá”, comentou o coordenador do InovaHub, Renan Campos.

De acordo com Rodrigo Pimenta, gerente de pré-aceleração de startup, a importância de lançar o programa no campus é integrar instituições que já trabalham com café. A Embrapa, a UFLA, a UFV e, agora, o IFSULDEMINAS - Campus Machado estão juntos desenvolvendo o programa Avança Café. “O objetivo é ajudar a desenvolver e estruturar empresas de inovação na área de café. Nossa região é predominantemente produtora de café. Existem várias cooperativas na região e o programa fomenta a inovação na área para solução de problemas práticos na cafeicultura”.

O programa de pré-aceleração tem caráter imersivo, ou seja, acontece prioritariamente em formato presencial ou, no caso dos polos conveniados, com acesso simultâneo às transmissões em espaços de coworking, de forma a não prejudicar o conteúdo programático.

O coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus, professor Pedro Luiz Costa Carvalho, espera montar equipes multidisciplinares capazes de, com esse treinamento do Avança Café, solucionar efetivamente os problemas da região relacionados ao café. "É uma oportunidade ímpar no desenvolvimento do empreendedorismo, da inovação, do relacionamento e da integração dos estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Machado com os problemas do setor cafeeiro.

Texto e fotos: Ascom - IFSULDEMINAS - Campus Machado