IF de Portas Abertas
Campus Machado recebe mais de 1.300 estudantes durante o IF Portas Abertas
Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, o IFSULDEMINAS – Campus Machado recebeu mais de 1.300 alunos de escolas públicas da região para conhecer as dependências da instituição. O evento “IF de Portas Abertas” tem como objetivo apresentar os cursos e a estrutura da unidade aos visitantes, que são guiados em um tour pelo campus, com acompanhamento de monitores de diferentes cursos, responsáveis por mostrar a realidade e o dia a dia das formações oferecidas.
O passeio dura, em média, duas horas, com saída inicial no auditório principal. Durante o trajeto, os participantes visitam laboratórios, o Museu de Ciências Naturais, a horta, a cozinha experimental, setores de produção e reprodução animal e a mini fazendinha. Ao longo do percurso, os visitantes conhecem brevemente o funcionamento de cada espaço.
Os visitantes, formados por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, aptos a concorrer às vagas dos cursos técnicos integrados, e por alunos do 3º ano do Ensino Médio, habilitados a disputar as vagas dos cursos superiores e técnicos subsequentes, demonstraram entusiasmo com as oportunidades apresentadas.
Ao todo, participaram do evento estudantes de 32 escolas municipais e estaduais, de 15 cidades da microrregião: Campo do Meio, Machado, Poço Fundo, Serrania, Alfenas, Paraguaçu, Fama, Varginha, Caldas, Guapé, Douradinho (Distrito de Machado-MG), Ilicínea, Carmo da Cachoeira, Campestre, Campanha e Alterosa.
A diretora do Campus Machado, professora Aline Manke, avaliou de forma positiva as mudanças no formato do evento. “A cada ano, a gente tenta se reinventar e adaptar o IF Portas Abertas à dinâmica dos visitantes. Neste ano, optamos por uma abordagem mais prática.
Ela explica que, dessa forma, o evento ficou mais interativo e interessante, como também relataram alguns docentes que acompanharam as turmas. “Essa mudança mostra um amadurecimento e uma adaptação do evento ao longo do tempo. Além disso, realizá-lo em três dias permitiu que mais escolas da mesma cidade participassem, já que, por conta da limitação de transporte das prefeituras, um mesmo veículo pôde trazer grupos diferentes em dias distintos. Foi algo que fez bastante diferença na adesão”, destacou.
O diretor de Extensão do Campus Machado, professor Pedro Carvalho, destacou que o evento teve importantes diferenciais em relação ao ano anterior, o que causou um crescimento significativo neste ano. Além dos mais 1.300 visitantes, alguns pais vieram acompanhando seus filhos de forma espontânea e também participaram do tour pelo campus. “Para efeito de comparação, no ano passado tivemos a presença de cerca de 600 estudantes, de 12 escolas. Ou seja, conseguimos um resultado muito superior em 2024, o que demonstra o alcance e o interesse cada vez maior da comunidade pelo evento”, avaliou.
Ainda segundo o professor, mais de 80 guias e 50 monitores, entre estudantes dos diversos cursos, contribuíram com o evento nos pontos de parada, orientando e guiando os visitantes na escola.
A Comissão de Processo Seletivo (Copese) realizou o atendimento aos visitantes, esclarecendo dúvidas sobre o Vestibular do IFSULDEMINAS, cujas inscrições seguem abertas até o dia 14 de novembro. Entre as principais perguntas, a coordenadora da Copese, Débora Jucely, destacou questionamentos sobre o funcionamento do alojamento e do refeitório, o acesso aos espaços do campus e a aplicação da prova.
Muita caminhada e um dia repleto de surpresas
A estudante Maria Fernanda Lemos achou a oportunidade muito boa para o pessoal do Sul de Minas, “porque aqui tem um espaço amplo, um local muito bom. Tem a fazendinha que a gente visitou agora, além do Laboratório de Robótica, que vamos visitar depois”, contou empolgada.
“Eu achei muito legal, aqui é muito grande. Eu estou acostumada a vir para Machado, mas eu nunca tinha visitado o campus”, contou Ana Júlia Ferreira.
“E eu achei muito interessante. O auditório mesmo é muito grande. E as pessoas receberam a gente com muito amor e carinho”, relatou a aluna Rebecca Santos.
“É um lugar muito bom pra estudar. Eu achei a IF Sul de Minas uma escola maravilhosa, com cursos perfeitos”, disse Maria Eduarda Carvalho.
“De tudo que me explicaram, eu achei que é um lugar que realmente foca naquilo que é pra ser, que é ensinar. Eu quero investir aqui e eu pretendo tentar. Pra mim, aqui é um paraíso, gente”, mencionou Raíssa Tavares.
Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais