Simpósio de Pesquisa Operacional da América Latina
Professor do Campus Machado participa do maior simpósio de Pesquisa Operacional da América Latina
João Paulo Barbieri, professor do curso de Administração do IFSULDEMINAS - Campus Machado, participou do 56º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2024), realizado entre os dias 4 e 7 de novembro, em Fortaleza, Ceará.
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Barbieri teve um papel de destaque no evento, presidindo uma das sessões dedicadas a apresentações de trabalhos orais. Além disso, ele apresentou o trabalho científico “Método iDAV: análise de um modelo de simulação”, desenvolvido em colaboração com os professores Dr. Alexandre Ferreira de Pinho e Dr. José Arnaldo Barra Montevechi, vinculados à Unifei. O método iDAV, segundo o professor Barbieri, é uma abordagem metodológica para mensurar modelos de simulação que representam sistemas reais.
Sobre o evento
Organizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR), a 56ª edição do SBPO teve como tema principal: Energias Renováveis, Cidades Inteligentes, Agricultura e Indústria 4.0.
De acordo com o Prof. Barbieri, o SBPO é o maior evento científico de Pesquisa Operacional (PO) da América Latina. O evento é anual e reúne especialistas, acadêmicos e profissionais de diversos setores industriais para discutir os mais recentes avanços científicos e tecnológicos na área de PO.
Na avaliação do professor Barbieri, o retorno dele ao SBPO é um marco importante, tanto para sua trajetória profissional quanto para o IFSULDEMINAS. “No início de minha carreira como pesquisador, atuando principalmente na área de Simulação, participei das edições anteriores do SBPO. Depois de anos, meu retorno a esse evento tão significativo proporciona uma ocasião ímpar para atualização sobre os mais recentes avanços na área de PO, além de promover a interação com pesquisadores e profissionais de diversas instituições, gerando oportunidades de pesquisa e parceria”.
Durante o simpósio, o professor teve oportunidade de estabelecer novos contatos, ampliando sua rede de colaboração e trocando experiências com especialistas do meio acadêmico e do setor industrial.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado em colaboração com o prof. João Paulo Barbieri
Fotos: Divulgação
Redes Sociais