Página inicial > Notícias - Extensão > Formatura: Mulheres Mil

Formatura: Mulheres Mil

Programa Mulheres Mil certifica cerca de 50 alunas em cursos de Cuidadora de Idosos, Costura e Maquiagem

DSC 0646

Cerca de 50 mulheres receberam seus certificados pelos cursos de Cuidadora de Idosos,  Costureira de Máquina Reta e Overloque e Maquiagem, oferecidos pelo programa 'Mulheres Mil'. A cerimônia foi realizada no auditório principal do IFSULDEMINAS - Campus Machado no sábado, 17 de agosto.

Estefani Alice Santos, formanda do curso de Cuidadora de Idosos, compartilhou que já atuava na área, mas sentia a necessidade de se qualificar para DSC 0546buscar novas oportunidades. Com duas semanas de curso, ela foi contratada pelo Lar São Vicente de Paulo. Estefane contou que está adorando o trabalho e se sente muito feliz com a escolha que fez.

DSC 0549Outra participante que concluiu o curso de Cuidadora de Idosos foi Tatiana Neves Gonçalves, que já trabalhava na área, mesmo sem

Confira como foi a aula inaugural dos cursos!

uma formação específica. Ela conta ter desenvolvido um grande amor pela profissão, durante o tempo que ficou cuidando de uma senhora idosa, cerca de 1 ano e meio. Para ela, o curso foi umaoportunidade de continuar na área e se profissionalizar. Tatiana contou que, no início, achou difícil conciliar o trabalho com as aulas, mas no final tudo deu certo. Ela terminou o curso em um dia e foi contratada pelo Lar São Vicente de Paulo no dia seguinte.

DSC 0550Tamara Otaviana de Oliveira Silva também concluiu o curso de Cuidadora de Idosos e se emocionou ao falar sobre sua trajetória. Relatou que, no início, não acreditava ser possível conciliar as aulas com o trabalho. Para a formanda, trata-se de uma profissão que exige amor. Ela se declara muito feliz com a escolha, tanto ela quanto as outras participantes estão considerando fazer novos cursos, como o Técnico em Enfermagem pelo Campus Machado.

DSC 0555Maura Ribeiro concluiu os cursos de Costureira de Máquina Reta e Overloque. Após todo o aprendizado adquirido, ela planeja trabalhar de forma autônoma. Maria Fernanda Domingos Graciana, que já trabalhava em uma fábrica de costura na cidade de Douradinho, agora retornará ao trabalho como costureira. Já Leandra Alexandrina da Silva fez o curso em busca de novas oportunidades para proporcionar uma vida melhor para a família. Todas mencionaram que, em Douradinho, a maioria das oportunidades de trabalho está relacionada ao setor rural.

DSC 0598Ao se dirigir às formandas, a professora Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, coordenadora-geral do Programa Mulheres Mil e que na ocasião também representou o reitor da instituição, professor Cleber Ávila Barbosa, agradeceu a todos os envolvidos na organização do curso. Ela destacou que cada conquista das alunas é também uma conquista para a instituição. Isabel falou sobre a importância das mulheres apoiarem umas às outras, enfatizando a necessidade de ajudar quem enfrenta dificuldades, oferecer suporte para se reerguer e celebrar as vitórias juntas.

DSC 0602A professora Aline Manke, diretora-geral do Campus Machado, discursou às formandas, destacando a importância do momento para celebrar a gratidão. “Agradecer a quem esteve ao nosso lado, nos acolhendo, nos dando a mão para que a gente não caísse no primeiro tropeço, no primeiro vacilo, na primeira fraqueza.”

Sobre o Programa Mulheres Mil

DSC 0618O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído nacionalmente em 2011 e é fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

O objetivo do programa é promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado