Página inicial > Notícias - Extensão > Reunião PNAE/FNDE

Reunião PNAE/FNDE

Campus Machado recebe representantes do FNDE para avaliação das ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

DSC 0281A apresentação das ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede federal foi tema de uma reunião realizada na quarta-feira, 19 de junho, no IFSULDEMINAS - Campus Machado. O objetivo foi receber in loco representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para compreender as ações empreendidas. Essas reuniões também estão ocorrendo em outras unidades do IFSULDEMINAS.

Participaram da reunião a Coordenadora de execução orçamentária e financeira da alimentação escolar (COEFA/FNDE), Luciana Mendonça Gottschall, a Coordenadora de execução orçamentária e financeira do FNDE/CECANE, Nayara Saldanha, representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o coordenador de gestão do CECANE - IFSULDEMINAS, Rogério Robs.

Representando o IFSULDEMINAS - Campus Machado, estiveram presentes as professoras Dalilla Rezende (Diretora-geral substituta) e Fabiana de Oliveira (Diretora de Ensino), além dos servidores Antonio Marcos de Lima (Diretor de Administração e Planejamento), Sérgio Santana (Coordenador-geral de Assistência ao Educando) e Cristiane Barbosa (Coordenadora-geral de Administração Financeira).

Também participaram diversos representantes do PNAE da instituição. A nutricionista do Campus Machado, Maria do Socorro, explicou que, nas redes municipal e estadual, o FNDE acompanha e fiscaliza as atividades por meio de sistemas nos quais gestores e nutricionistas inserem as informações necessárias. No entanto, na rede federal, ainda não há a implantação desse sistema devido à diversidade dos campi, o que os diferencia das redes municipal e estadual.

Durante a reunião, foi realizado um diagnóstico do funcionamento da alimentação escolar nas escolas da rede federal, aplicando-se um questionário abrangendo diversos aspectos, como a oferta de alimentação escolar, a adesão dos estudantes a essa alimentação, a gestão financeira e orçamentária, e a infraestrutura disponível.

DSC 0283De acordo com a nutricionista, foram apresentadas as ações realizadas pelo Campus Machado para ofertar uma alimentação saudável, adequada e gratuita aos estudantes do ensino básico, além da oferta subsidiada de uma alimentação saudável e adequada aos estudantes do ensino superior.  “Existem alguns pontos a serem ajustados e melhorados em relação à legislação do PNAE, como a efetivação da educação alimentar e nutricional dentro do ambiente escolar e a melhoria da alimentação comercializada pela cantina escolar, fazendo adequações e se aproximando ao máximo da legislação do PNAE.”

Os representantes do FNDE estão visitando presencialmente os campi do IFSULDEMINAS para conhecer a realidade das escolas da rede federal e aplicar este questionário, que está em projeto piloto, para depois ser aplicado de forma on-line nas outras unidades.

O IFSULDEMINAS possui o Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição (CECANE), uma parceria entre o FNDE e instituições federais de ensino superior. Criado para fortalecer a execução do PNAE, o CECANE oferece suporte técnico e capacitação para gestores, nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar e outros atores envolvidos no programa.

Conheça o FNDE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é uma autarquia federal criada em 1968 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O órgão é responsável pela execução de políticas educacionais do governo federal, visando garantir recursos e apoio técnico para o desenvolvimento da educação básica, técnica e tecnológica no país.

Saiba mais sobre o PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma iniciativa do governo federal gerida pelo FNDE. O programa tem como objetivo garantir, por meio da oferta de alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional, o direito à alimentação saudável e adequada aos alunos da educação básica pública.

Texto e fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado