Homenagem ao NAF

NAF do IFSULDEMINAS - Campus Machado é Homenageado pela Receita Federal

Unidade ocupa a 4ª posição entre os núcleos da Receita no sul de Minas

IMG 1683 1O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) do IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu uma homenagem da Receita Federal nesta quinta-feira, 6 de junho. A cerimônia ocorreu na Unidade de Atendimento ao Contribuinte em Varginha (MG). A homenagem foi entregue à diretora-geral, professora Aline Manke, e aos professores Nivaldo Bragion, coordenador do NAF, e Lucas Rezende, vice-coordenador. O NAF do Campus Machado conquistou o 4º lugar no Sul de Minas e alcançou a 17ª posição entre os 475 NAFs do Brasil. A homenagem reconhece os serviços prestados na promoção da educação tributária e na assistência fiscal à comunidade brasileira.

Também participaram do evento o superintendente da Receita Federal da 6ª Região Fiscal em MG, o auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro; o delegado adjunto da Receita Federal em Varginha, o auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha; o auditor-fiscal Clovis Belbute Peres, Idealizador do Projeto NAF.

O Núcleo é composto por alunos do 7° período de Administração, sob a coordenação do professor Nivaldo Bragion. Para ele, essa conquista é resultado do compromisso incansável dos estudantes, que se dedicaram a cursos e treinamentos oferecidos pela Receita Federal para promover a cidadania fiscal e fornecer apoio à população. “Alcançamos o 4º lugar no Sul de Minas e a 17ª posição no Brasil, destacando ainda mais a eficácia e o impacto positivo do NAF na formação dos estudantes.”

Segundo o professor Nivaldo Bragion, o NAF do Campus Machado está cultivando um ambiente de aprendizado estimulante e de apoio mútuo, no qual os alunos são incentivados a alcançar seu pleno potencial. “Essa conquista não só honra os alunos, mas também destaca a qualidade do ensino e do suporte oferecido pelo IFSULDEMINAS. Estou certo de que esses estudantes continuarão a inspirar e impressionar com seus esforços e realizações futuras. Agradecemos a todos pelo empenho exemplar. Parabéns!"

Segundo os dados levantados pelo Núcleo, foram 3.676 serviços prestados em 2023, contando com atendimentos presenciais na Sala do NAF, além de eventos como o NAF itinerante na COOPAMA e na FENEC, atendimento e orientação sobre Imposto de Propriedade Territorial Rural (ITR) para agricultores, atendimentos por e-mail e publicações no canais de rede social, informações fiscais para a população, como Imposto de Renda, Regularização do cadastro de CPF, ITR, entre outras.WhatsApp Image 2024 06 07 at 09.24.58 1

“Durante os atendimentos, destacamos o caso de um contribuinte que nos procurou para regularizar sua situação fiscal, pois descobriu que seu CPF havia sido utilizado indevidamente por outra pessoa na abertura de uma empresa. Como resultado, a empresa acumulou dívidas com a Receita Federal, e o CPF do contribuinte estava irregular por conta disso. Nossos alunos prestaram assessoria e conseguiram resolver esse problema, regularizando a situação fiscal do contribuinte”, contou o professor.

A diretora-geral, professora Aline Manke, reconheceu o trabalho realizado pela equipe do NAF. “Parabéns aos coordenadores e às grandes estrelas dessa merecida homenagem, nossos estudantes do 7° período de Administração.”

A estudante Brenda Cristina dos Santos Rocha, diretora de Comunicação e Marketing do NAF, soube da classificação nesta sexta-feira, 7 de junho. Ela relata que já sabia que, se mantivessem a posição do ano passado, ganhariam uma gratificação, mas ficou surpresa com a homenagem. “Foi muito gratificante. Ficamos muito felizes com a posição que alcançamos em apenas um ano. É fruto de toda dedicação e esforço do nosso trabalho”.

Para o estudante Marcos Vinicius Garroni, diretor de Atendimentos e Eventos do NAF, receber a homenagem da Receita Federal foi um momento de imensa alegria e realização. “Representou não apenas um reconhecimento oficial do nosso trabalho, mas também validou o esforço conjunto que nós, alunos e professores, dedicamos ao NAF. Foi a confirmação de que estamos no caminho certo, impulsionando a educação e promovendo a cidadania fiscal através do conhecimento e do serviço à comunidade.”

Marcos ingressou no NAF por meio do estágio obrigatório e, desde então, o NAF tem sido fundamental para sua formação, fortalecendo seu senso de cidadania fiscal. “Com as experiências adquiridas, tenho compartilhado o conhecimento sobre imposto de renda e MEI com familiares e outras pessoas. Essa jornada tem sido gratificante, pois sei que estou fazendo a diferença ao ajudar as pessoas a compreenderem suas obrigações fiscais e direitos como cidadãos.”

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado