Nota Oficial

Retomada do calendário acadêmico nesta segunda-feira, 1º de julho

A Direção-geral do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Machado informa a retomada do calendário acadêmico, que estava suspenso desde 29 de abril de 2024 devido à greve dos servidores.

Conforme a Portaria 158/2024, as atividades letivas retornarão nesta segunda-feira, 1º de julho. Outras decisões e orientações decorrentes da retomada das atividades letivas, bem como adequações no calendário acadêmico, serão informadas nos meios oficiais de comunicação do Campus Machado.

Entendemos que muitas dúvidas ainda precisam ser esclarecidas sobre o período suspenso e o retorno às aulas, o que será feito nos próximos dias. No entanto, a retomada é uma conquista importante para todos.

Moradia Estudantil

Os residentes poderão retornar à Moradia no domingo, 30 de junho, das 13h às 22h. A equipe da Coordenação-geral de Assistência ao Educando (CGAE) estará disponível para recebê-los. Contato (35) 3295-9723 e 9724 ou via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portaria 158/2024 - Revogar a suspensão dos calendários acadêmicos do IFSULDEMINAS - Campus Machado em razão da suspensão da greve

27/06/2024

_______________________________________________________

Suspensão do Calendário acadêmico a partir da segunda-feira, 29/04

A Direção-Geral do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Machado comunica a suspensão das aulas a partir de segunda-feira, 29 de abril. Destaca-se que, em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira, 26 de abril, pelo Colegiado Acadêmico (CADEM) - Campus Machado, foi aprovada a suspensão do calendário acadêmico por tempo indeterminado.

Outras decisões e orientações adicionais decorrentes do movimento nacional de greve e da interrupção do calendário acadêmico, bem como atividades essenciais a serem regulamentadas, serão informadas pelos meios de comunicação oficiais. A instituição compromete-se com a transparência dos fatos e solicita a toda a comunidade que acompanhe os comunicados.

26/04/2024

Portaria n° 123 - Suspensão dos calendários acadêmicos do IFSULDEMINAS - Campus Machado em consequência da greve - 26/04/2024

Portaria nº 126 - Definição das atividades consideradas como essenciais no IFSULDEMINAS - Campus Machado (REVOGADA) - 30/04/2024

Portaria n° 134 - Redefini as atividades consideradas como essenciais no IFSULDEMINAS - Campus Machado e revoga a portaria n° 126/2024 - 14/05/2024

__________________________________________________________________

Comunicado oficial sobre a greve dos servidores do IFSULDEMINAS - Campus Machado

A Direção-Geral do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Machado comunica a decisão dos docentes e técnicos administrativos de aderirem à greve nacional, conforme estabelecido no Ofício Nº 03/2024 da Coordenação-Geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) - Seção Sindical de Machado. O movimento grevista está programado para iniciar a partir do dia 29 de abril.

A gestão do Campus Machado está em diálogo com o comando de greve local, visando definir e assegurar a continuidade dos serviços essenciais, com o objetivo de minimizar os impactos nas atividades acadêmicas e administrativas. Destaca-se que a decisão sobre a suspensão do calendário de aulas compete ao Colegiado Acadêmico, que se reunirá nesta sexta-feira, 26 de abril.

As diretrizes a serem adotadas durante o período de greve, bem como outras orientações pertinentes, serão informadas oportunamente, por meio dos canais oficiais da instituição, visando garantir transparência e manter estudantes, servidores e comunidade informados.

A instituição reconhece o direito constitucional à greve e reforça seu compromisso com o diálogo e a busca por soluções que atendam aos interesses de todos os envolvidos. Além disso, ressalta-se que o movimento grevista insere-se em um contexto nacional, contando com a participação de mais de 450 unidades de ensino em 23 estados brasileiros.

25/04/2024