Fórum na França
Rompendo Fronteiras
Do IFSULDEMINAS para a França: estudantes do Campus Machado participam de evento internacional sobre “Ciência e Sociedade”
No mês de Outubro, 5 estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Machado acompanhados pela professora Dalilla Carvalho Rezende, diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus, viajaram para a França, onde participaram VII Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”.
O evento, que ocorreu entre os dias 16 e 27 de outubro, foi sediado pelo Liceu Bourges Le Subdray, sob a coordenação do Ministério da Agricultura e Alimentação da França, em colaboração com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Desde 2005, a cada dois anos, o evento é realizado alternadamente por um dos dois países."
Para representar a Rede Federal, a delegação do IFSULDEMINAS se uniu aos representantes dos Institutos Federais do Amazonas (IFAM), Goiano (IF Goiano), Maranhão (IFMA), Minas Gerais (IFMG), Norte de Minas Gerais (IFNMG), Rio de Janeiro (IFRJ), Rio Grande do Sul (IFRS) e Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG).
A edição de 2023 do evento teve como foco o "Papel da Humanidade e das Ciências nas Transições Agroecológicas e Sociais" e foi estruturada em três eixos principais: cuidado com os seres vivos, produção e consumo alternativos, e promoção da evolução e adaptação dos agroecossistemas em nível local.
Vivência internacional para os alunos
A equipe do IFSULDEMINAS chegou alguns dias antes do fórum com o intuito de se ambientar no país. João Luiz Rodrigues Júnior, estudante de Agronomia, já tinha feito um intercâmbio na instituição francesa por 9 meses em 2022. Por sua familiaridade com o país, cultura e idioma, desempenhou um papel fundamental na organização do evento, atuando como guia para os demais participantes.
O estudante destaca a singularidade de seu intercâmbio, focado em serviço social e voluntário, como parte de uma missão cívica em parceria com o Liceu de Bourges. Durante sua estadia, mergulhou nos desafios propostos, absorvendo a visão agroecológica da França e compartilhando a experiência brasileira para desmistificar concepções sobre a agricultura do Brasil.
Com experiência prévia em grupos de estudo sobre Fitopatologia, o aluno ampliou suas interações, “Trabalhei com grupos específicos de alunos, com trocas culturais e relacionadas à temática do fórum” Dedicou-se à sensibilização de alunos e agricultores locais, participando ativamente de reuniões e visitas técnicas.
“Eles têm uma visão muito errada da Agricultura do Brasil”. O estudante observou as percepções distorcidas que os franceses têm da agricultura brasileira, destacando equívocos sobre desmatamento, regulação de agrotóxicos e desconhecimento sobre projetos, como Agricultura Familiar e apoio às pequenas propriedades. Informações que o estudante fez questão de apresentar. Também aproveitou para conscientizar sobre os limites regulatórios estabelecidos e sobre a realidade brasileira.
Além de contribuir ativamente na organização do Fórum, Júnior preparou os alunos do IFSULDEMINAS, apresentando a visão da agroecologia francesa, ainda auxiliou na recepção e logística dos participantes, atuando como tradutor para a comitiva brasileira durante as visitas técnicas. Ao todo, cerca de 50 representantes de vários institutos federais participaram do evento.
Segundo a professora Dalilla, a viagem foi produtiva e repleta de atividades enriquecedoras. Na semana que antecedeu o fórum, o grupo se envolveu nas atividades do Liceu de Bourges, junto aos membros do Clube Brasil. Realizaram visitas técnicas a estabelecimentos e propriedades rurais francesas, acompanhando a realidade local da produção de trigo, farinha, leite, queijos artesanais, carne e azeites.
A estudante de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Tuany Paiva, contou que pôde realizar diversos passeios para explorar a história local, além de conhecer mais sobre a agricultura e a produção de alimentos na região. Junto à comitiva, visitou o Museu de História Natural da cidade de Bourges e o Centro Histórico, ampliando seu entendimento sobre o contexto político e social da região.
No liceu, a equipe foi recebida pela diretora da instituição e teve a oportunidade de explorar a estrutura e as atividades da fazenda-escola. "A experiência toda foi incrível. Mesmo sendo apenas alguns dias, mudou muita coisa na minha vida. Acredito que tenha sido uma experiência que me marcou profundamente”, relatou a estudante.
Durante a semana do fórum, a comitiva teve a oportunidade de realizar visitas técnicas a propriedades especializadas em vinho, leite, carne e horticultura orgânica. Essas experiências proporcionaram uma imersão prática na realidade da produção agrícola regional. A dedicação dos produtores e do governo francês em promover e valorizar a produção agrícola local, visando abastecer a própria região com produtos de qualidade, chamou a atenção da comitiva.
As palestras abordaram temas como Sustentabilidade, Agroecologia, Transições Sociais, Segurança Alimentar, Agronegócio e Agricultura Familiar. O evento proporcionou atividades culturais e artísticas diversificadas, incluindo oficinas de pintura, música, arte em sisal, desenho botânico e outras expressões. Um documentário sobre a importância da sustentabilidade na produção de alimentos e no dia a dia também foi exibido durante o Fórum.
Gabriela Francês de Souza é estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas e integrante do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo). Para ela, a experiência foi muito importante, especificamente por se tratar de Agroecologia, já que o tema é pertinente à área de estudos do interesse dela. “Conhecemos a realidade dos produtores de e as dificuldades também. Foi muito importante justamente para poder fazer um paralelo da Agricultura sustentável do território deles e da construção da Agroecologia aqui no Brasil. Eu acho que foi muito gratificante e diferente, não só questão mais técnica mas também a questão cultural. Sou muito grata por essa experiência”, contou.
Os estudantes do Campus Machado apresentaram as iniciativas de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionadas ao tema do Fórum, além de participarem de uma apresentação cultural junto aos outros Institutos Federais de Minas Gerais. Para Dalilla, a dinâmica multilíngue, que envolveu português, inglês, espanhol e francês, foi encantadora, assim como a calorosa recepção dos parceiros. A professora destacou a dedicação de todos para estabelecer uma comunicação fluida entre as diferentes línguas. "Foi uma experiência ímpar de interação técnica e cultural. Convivemos com os alunos franceses, compartilhamos seu cotidiano, dormindo, fazendo refeições e participando das atividades dentro da escola", afirmou.
Experiência se transformou em trabalho de conclusão de curso
Junior destaca que tanto o intercâmbio quanto sua participação no fórum representaram experiências únicas que ampliaram significativamente sua visão de mundo. Ele observou que a Agricultura convencional enfrenta restrições em diversos países europeus.
Na última sexta-feira, 24 de novembro, apresentou seu trabalho de conclusão do curso de Agronomia, no qual explorou a experiência na França como tema de estudo. Antes de finalizar a graduação, foi contratado para trabalhar na área de sustentabilidade e certificação em uma grande fazenda de café da região.
Com planos de aprimoramento na área de sustentabilidade na Agricultura, Junior almeja se envolver em mais experiências internacionais para ampliar seus conhecimentos e contribuir ainda mais para o campo da sustentabilidade agrícola.
Preparativos para a próxima edição do Fórum
No evento, foram iniciadas discussões a respeito do próximo Fórum, que está programado para ocorrer no Brasil. "Reforçamos a visão sobre a relevância dos programas de intercâmbio para o crescimento e desenvolvimento de nossos alunos, tanto franceses quanto brasileiros, visando uma agricultura cada vez mais consciente, produtiva e sustentável para os dois países", concluiu a professora.
Texto: Ascom - IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
VII Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”
Experiência de intercâmbio do Junior.
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