Início do 2º semestre
Capacitação sobre planejamento e aprendizado marca início do segundo semestre no Campus Machado
Na quarta-feira, 26 de julho, uma reunião de planejamento pedagógico organizada pela diretora de Ensino do Campus Machado, professora Fabiana Lúcio de Oliveira, e pelo coordenador de Ensino, professor Diego Zanetti, reuniu os professores e servidores ligados à área de Ensino no Auditório Antônio Carlos Estanislau.
Na ocasião, foram apresentadas as ações realizadas no segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023, como o Dia do Meio ambiente, Recepção dos novos alunos, Abraço da paz e outros eventos, além das ações voltadas à infraestrutura institucional, como a reforma e manutenção de salas de aula e a criação de novas estruturas na instituição, dentre elas o Centro de Ações Inclusivas (CEAI).
Também foram apresentados o planejamento do segundo semestre e as diretrizes de ensino. Logo após, a palestra "Planejar para o outro aprender: estratégias ativas para o desenvolvimento pleno de nossos estudantes" foi ministrada pela professora Tatiana Pita. A palestrante é especialista em psicopedagogia com foco no estudo de métodos e técnicas de ensino, contadora de história, assessora pedagógica e proprietária da empresa Pita Assessoria Empresarial.
Durante sua palestra, Tatiana falou sobre o perfil da atual geração que cursa o Ensino Médio. Denominada como Alpha, trata-se da geração que nasceu no século XXI e por isso está inserida no meio digital desde a infância. A professora considera que os integrantes desta geração devem ser guiados por este meio de comunicação e interatividade, destacando o impacto da interação virtual nas competências e relações interpessoais dos jovens em relações reais, o que pode ir da comunicação e competências sociais à aprendizagem. Segundo a professora, os impactos têm sido negativos na aprendizagem em diversas idades, considerando o uso indevido dos dispositivos eletrônicos para consumo de informações.
Os estudantes têm apresentado dificuldades na busca por informações, já que faltam fontes para certificar a veracidade dos conteúdos pesquisados, o que representa um grande obstáculo. Além disso, o consumo de mídias sociais de forma desenfreada tem ampliado as dificuldades na leitura e na interpretação crítica de textos. Segundo a professora, para os estudantes que lidam com uma grade curricular ampla e tendem à memorização de conteúdos, a análise crítica tem sido algo cada vez mais raro.
Outro ponto de destaque na palestra foi a importância da correlação das disciplinas trabalhadas, já que os alunos podem ter diversas competências em áreas completamente diferentes. Estabelecer relações dos conteúdos transmitidos com áreas de maior interesse dos estudantes torna o processo de aprendizagem mais eficiente. Por fim, a palestrante enfatizou a importância do senso coletivo na escola, destacando a necessidade de desenvolver social skills (habilidades sociais) para que os alunos estejam mais preparados para ingresso no mercado de trabalho.
Ao final da palestra, foi aberto um momento para sanar dúvidas e também servido café aos participantes para interação e troca de ideias. Na avaliação da diretora de Ensino, professora Fabiana Lúcio de Oliveira, a capacitação de professores é importante para aprimorar a qualidade do ensino. “Os professores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos, influenciando diretamente o seu aprendizado e formação como cidadãos, portanto investir na capacitação desses profissionais é essencial para garantir que estejam preparados para enfrentar os desafios”.
Outro aspecto destacado pela professora é o incentivo ao desenvolvimento profissional e pessoal do corpo docente. Segundo explicou, capacitações como esta também visam motivar e gerar satisfação no ambiente de trabalho. “Professores que se sentem valorizados e que têm a oportunidade de crescer profissionalmente tendem a se dedicar mais ao ensino e a se comprometer com o sucesso dos seus alunos”.
Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais