Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Saúde

Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 09h25 | Última atualização em Quarta, 21 de Novembro de 2018, 11h35

Setor de saúde do campus Machado faz campanha contra câncer de próstata e mama, além de orientar sobre diabetes.

O setor de saúde do  campus Machado promove nesta quarta-feita, dia 21/11,  no setor III, diversas atividades de prevenção ao Câncer de Mama e de Próstata, bem como dará orientações sobre o Diabetes.  Além de prestar informações aos alunos e servidores, será realizada a  aferição de glicemia. Os trabalhos iniciam às 8h e vão até às 16h.  

Saiba mais sobre o câncer de Próstata (www.inca.gov.br)

imagem informativa sobre a próstataA próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata também produz parte do sêmen.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. 

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida.

Estimativa de novos casos: 68.220 (2018 - INCA)

Saiba  mais sobre o câncer de mama (www.inca.gov.br)

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.  Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais aumentando as chances de tratamento e cura.

É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.

Estimativa de novos casos: 59.700 (2018 - INCA)

Outubro Rosa 2018

Novembro Azul 2018

Imagem com informações do autoexame de mama

 

Texto: Ascom Machado (com informações do Inca)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página