Página inicial > Notícias > Capacitação Embrapii

Capacitação Embrapii

Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 10h40 | Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 13h10

Polo Embrapii  do IFSULDEMINAS e SEBRAE promovem capacitação de servidores e estudantes em CAV.

Cerca de 25 pessoas entre professores, técnicos administrativos e alunos participam durante os dias 30 e 31/10 de uma capacitação promovida pelo polo Embrapii, do IFSULDEMINAS  - campus Machado. O curso sobre Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) está sendo ministrado pela Consultora Organizacional e Educacional Maria Regina de Andrade. A ação tem o apoio do SEBRAE em uma parceria com o Instituto Federal.

Coordenadora da Embrapii e demais participantes do cursoSegundo uma das coordenadoras da Embrapii, professora Dulcimara Carvalho Nanetti, "o objetivo é criar um ambiente de inovação no IF. Nesta primeira capacitação, com o apoio do SEBRAE, contamos com participantes de Inconfidentes, Machado, Três Corações e da Reitoria, o que é bastante positivo".

A palestrante Maria Regina de Andrade destaca que "o CAV é uma forma diferenciada de trabalhar o ensino em sala de aula, para que o estudante desenvolva competências empreendedoras. O CAV dá ao educador a  competência de fazer uma aula diferenciada, para que os discentes aprendam a pensar, a conviver, a ser, ter análise, a criar e a inovar".

Palestrante Maria Regina

Na abertura dos trabalhos o docente Leandro Carlos Paiva, também coordenador do polo Embrapii, destacou a importância da atividade, deu as boas vindas a todos e apresentou a facilitadora dos trabalhos.

DDE campus Machado, Aline MankeA diretora de desenvolvimento educacional do campus Machado,  Aline Manke, destacou que "as capacitações são muito importantes, porque trazem metodologias diferenciadas que buscam despertar o perfil empreendedor na comunidade acadêmica. A Embrapii soma muito ao IFSULDEMINAS para o desenvolvimento de vários projetos que não só os de café, mas de áreas integradas nesse conhecimento".

O professor da área de mecânica do campus Três Corações,  João Francisco Malachias Marques, explicou que "temos uma disciplina no curso integrado de mecânica em que usamos muito dessas ferramentas de empreendedorismo e qualidade. Isso é importante para a formação do jovem, porque dá uma base de perspectiva de autosuficiência de empregabilidade, independente de sua formação técnica. O grande desafio é conseguir motivar o discente em seu aprendizado".

Texto e fotos: Ascom Machado