Página inicial > Análise de Solos e Foliares

Análise de Solos e Foliares

Laboratório de análise de solo e foliares: tecnologia a serviço do campo

Lab. Solos 2Dispondo de tecnologia de ponta e de profissionais capacitados, o Laboratório de Análises de Solo e Foliar do IFSULDEMINAS – Campus Machado presta diversos serviços à comunidade local e da região via assistência ao produtor rural.  O setor conta com moderna estrutura e a experiência que só uma instituição com mais de  60 anos de vida no campo pode oferecer.  O laboratório atende a dezenas de produtores rurais da cidade e região, com valores competitivos e excelência nas análises.

Além disso, cumpre desde 2011 um papel essencial no apoio ao ensino, por meio das aulas práticas, atividades e estágios com os estudantes do nível médio e superior.

Conheça as vantagens de fazer as análises de solo e foliar no laboratório do Instituto Federal:

• Cadastramento dos produtores no Programa de Controle;
  • Orientação ao produtor sobre os procedimentos de coletas de amostras de solos e foliares no campo;
  • Recebimento e preparo de amostras de solo e foliar;
  • Realização das análises de solo e foliar.

Profissionais

O laboratório conta com o trabalho especializado do profissional Fernando César Gonçalves (Engenheiro Agrônomo - Técnico em Laboratório).

O laboratório conta com uma estrutura ampla como:

Sala de secagem, com moinho de solos;

Sala de preparo: com destilador de água; pipetadores; bomba de vácuo; agitador orbital; buretas automáticas; ponte de titulação e agitador magnético;

Sala de leituras: com espectrofotômetro de absorção atômica; espectrofotômetro de absorção molecular; fotômetro de chama; pHmetro e condutivímetro;

Sala de balanças: balanças analítica e semi-analítica;

Sala de diagnose foliar: estufa de circulação forçada de ar; moinho; mufla; capela de exaustão; bloco digestor; destilador de N e chuveiro lava olhos;

Sala para análise textural: estufas, agitadores e peneiras apropriadas para determinação de silte, areia e argila do solo.

A prestação de serviços nas análises tem o apoio e controle da FADEMA.

Ensino, pesquisa e extensão

O local serve de apoio às disciplinas de Solos (Técnico em Agropecuária), de Fertilidade do Solo (Engenharia Agronômica e Zootecnia, e para a disciplina de Nutrição Mineral do Cafeeiro (Engenharia Agronômica) gerando aulas práticas. As técnicas utilizadas seguem a metodologia proposta pela Comissão de Fertilidade do Solo do Estado MG, a Profert.

Contato:

Conheça a qualidade de nossos trabalhos. Entre em contato ou nos faça uma visita a rodovia Machado – Paraguaçu, km 03 – campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.

Telefones: (35) 3295-9727 – FADEMA

(35) 3295-9741 – Laboratório de Solos