Página inicial > Técnicos > Cursos Superiores > Bacharelado em Agronomia
Técnicos

agronomiaO Bacharelado em Agronomia forma profissionais aptos para prestação de assistência técnica e busca de novas tecnologias que levem à solução dos problemas ligados ao desenvolvimento da agropecuária, de forma sustentável. Durante o curso, os estudantes participam de aulas teóricas e desenvolve habilidades práticas, por meio de aulas expositivas no campo e em laboratórios, em contato direto e constante com o universo das ciências agrárias.

O curso conta com 40 vagas a cada semestre e possui processo seletivo anual nos anos pares e semestral nos anos ímpares. A duração é de 5 anos, em período integral e na modalidade presencial. O profissional formado pode atuar em diversas áreas, como engenharia rural, irrigação e drenagem, sistemas de produção vegetal, produção animal, melhoramento vegetal e animal, ecologia, fertilizantes e defensivos, recursos naturais renováveis, agrometeorologia, beneficiamento e conservação dos produtos animais e vegetais, parques e jardins, mecanização na agricultura, economia rural e crédito rural, produção de sementes, dentre outras. Além de estar em contato teórico e prático com estas áreas, o estudante realizará um estágio supervisionado com carga horária de 300 horas, com o objetivo de exercitar a profissão, complementando o treinamento recebido durante o curso. Outra exigência é cumprir 120 horas de atividades complementares, como projetos de pesquisa, monitoria, iniciação cientifica, projetos de extensão, módulos temáticos, participação em seminários, simpósios, congressos, conferências e disciplinas oferecidas por outras instituições de ensino.

A infraestrutura do campus favorece as atividades do curso, possui diversos setores de produção, laboratórios e biblioteca. Dentre as lavouras, o campus dispõe de áreas de cultivo de café, culturas anuais e olericultura. Também conta com terreiro e torrefação de café, laticínio, espaço para processamento de carnes, mecanização, bovinocultura, suinocultura, avicultura, cunicultura, equinocultura, piscicultura, apicultura, produção de plantas ornamentais, laboratório de análise de solos e usina de biodiesel. Dentre os laboratórios, com maior dedicação à pesquisa, destacam-se: laboratório de biotecnologia, alimentos, solos, sementes, grandes culturas, entomologia, química, biologia, botânica e herbário.

Se você deseja conhecer os projetos de pesquisa e extensão em Agronomia do IF Sul de Minas campus Machado clique aqui e será aberto um PDF com as informações. Além disso, você também pode entrar em contato com a coordenação do curso ou com o departamento de pesquisa e extensão para obter informações mais detalhadas sobre os projetos em desenvolvimento, também confira aqui a nossa empresa junior.

Clique aqui e confira o PPC(Projeto Pedagógico de Curso) do curso.

Agronomia
Número de vagas 40 por semestre