Página inicial > Notícias > Emater: Assistência Técnica

Emater: Assistência Técnica

Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 07h17 | Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2019, 08h54

Trabalho de assistência técnica e extensão rural da Emater é apresentado aos estudantes do Técnico em Agropecuária e Agronomia

DSC 0420Na manhã da terça-feira, 10 de setembro, o coordenador técnico da Emater Kléso Silva Franco Junior esteve no IFSULDEMINAS - Campus Machado para ministrar uma palestra sobre as atividades de assistência técnica e extensão rural realizadas pela instituição em Minas.

O evento ocorreu de manhã no Espaço Sociocultural do campus e contou com a participação de cerca de 100 estudantes do Técnico em Agropecuária e do curso de Agronomia. A iniciativa foi do professor João Paulo Barbieri e um de seus objetivos foi reforçar e aprimorar os conceitos aprendidos em sala pelos estudantes.

Kléso enfatizou a importância de estar mais próximo do produtor rural. "Quando vamos falar de assistência técnica, pensamos em drones, tablets, caminhonete com ar condicionado. Mas vocês sabiam que o maior público é o pequeno produtor?". Segundo demonstrou, a maioria do público agricultor do país é da agricultura familiar. Mandioca, feijão, milho e café estão entre os principais cultivos cuja grande parte da produção é oriunda de agricultores familiares.

Para exemplificar a importância do trabalho de extensão, o técnico apresentou a imagem de uma tomada extensora, explicando que para ele o equipamento ilustra bem o conceito. "Isso é a extensão, levar o que o produtor precisa na ponta e trazer o que ele precisa para ser pesquisado e desenvolvido", comentou.

Sobre a Emater

A Emater é a maior empresa pública de extensão rural no Brasil. Fundada em 1948, ela também foi a primeira a ser criada no país. Atualmente, a Emater–MG está presente em cerca de 790 municípios do Estado e seu trabalho virou referência nacional. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do governo do Estado de Minas Gerais, a Empresa é responsável pelo atendimento a aproximadamente 400 mil agricultores mineiros.

Ao longo dos anos, a Emater–MG construiu uma sólida parceria com setores público e privado. Um trabalho que rende frutos aos municípios de Minas Gerais, junto com poder legislativo, prefeituras, secretarias de Estado, ministérios, entidades de classe, associações, cooperativas e organizações não governamentais.

Texto e Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado