Página inicial > Notícias > Cooperativismo

Cooperativismo

Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 13h52 | Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2019, 13h55

Estudantes do Campus Machado participam de palestra sobre cooperativismo

Ação faz parte da comemoração dos 40 anos da Cooperativa-Escola (Coetagri)

DSC 0478“Cooperativismo, histórias e atualidades” foi o tema de uma palestra promovida pela Cooperativa-Escola do IFSULDEMINAS - Campus Machado na manhã desta terça-feira,13 de agosto. Edmilson José da Silva, consultor da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG), falou sobre o assunto com os cooperados e demais estudantes do campus. Ao todo, mais de 240 pessoas assistiram a palestra. A ação faz parte da programação de comemoração dos 40 anos da Coetagri, fundada em 10 de setembro 1979.

O consultor orienta a estruturação de cooperativas para mobilização do quadro social. “Acontece muito de montarem uma cooperativa e depois tudo para, entra uma pessoa e depois outra. De repente têm mais pessoas que não sabem o que é uma cooperativa do que as que sabem o propósito e o motivo de criação. Eu costumo ser mandado para lugares onde as pessoas precisam saber o básico sobre cooperativismo, com uma pequena introdução sobre mobilização do quadro social”, comentou.

Na ocasião, ele contou a história do cooperativismo e falou sobre como ela pode resolver a solução dos problemas atuais. Ele comentou que as angústias são as mesmas com o passar do tempo, desde a criação da primeira cooperativa, no bairro de Rochdale-Manchester, na Inglaterra, há 150 anos. Problemas com a compra de alimentos para subsistência das famílias motivaram 28 pessoas que se uniram para constituir a primeira cooperativa que se tem notícia.

Segundo o palestrante, o Brasil tem crescido bastante no cenário do cooperativismo. “Eventos como esse contribuem para o crescimento. Um grande problema que temos é o marketing”, comentou. A Coetagri conta, hoje, com mais de 1 mil cooperados em um universo de cerca de 2 mil alunos no campus. “Esses estudantes que ainda não são cooperados podem não ter compreendido o que é uma cooperativa e as vantagens para ele”.

DSC 0523Para Edmilson, não há dúvidas de que o maior desafio de uma cooperativa é se manter. Ele explica que existe toda a motivação para resolver um problema. “Depois disso, as pessoas perdem a noção das vantagens de criação da cooperativa, por isso a importância de um trabalho de mobilização social. Quem sabe um trabalho com comitês educativos, palestras, dias de campo e tudo o que for possível fazer ajude a manter acesos os ideias da doutrina cooperativista. Cooperativa nada mais é do que prestação de serviço”, disse.

Texto e Fotos: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado