Página inicial > Notícias > #OrgulhoIFSULDEMINAS: Dâmaris

#OrgulhoIFSULDEMINAS: Dâmaris

Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 15h33 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2019, 11h02

Graduação sanduíche na França e mestrado na UFV marcam trajetória de egressa do Campus Machado

Cópia de OrgulhoIFSULDEMINAS 1O destaque do #OrgulhoIFSULDEMINAS desta semana é a egressa do curso de Ciência da Computação do IFSULDEMINAS - Campus Machado. Dâmaris Pires Arruda possui graduação sanduíche em Engenharia da Computação pela Universitè de Technologie de Compiègne - França e é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).  Para ela, o apoio dos professores e da instituição foi fundamental na sua trajetória. “Tanto que hoje lembro com todo afeto a forma como os professores nos tratavam, como futuros colegas de profissão. O respeito, o compartilhamento do conhecimento e a paciência. O apoio a planos, projetos, artigos, intercâmbio e mestrado, contribuindo de várias formas. Minha relação com todos que tive contato no campus sempre foi excelente e de grande valia para minha trajetória".

Com relação à graduação sanduíche, ela conta que pôde explorar novas formas de estudos, de relacionamento com as pessoas, ampliando seus conhecimentos e dando ousadia para ir mais longe, com o mestrado e com outras conquistas. Dâmaris destaca que os desafios de estudar foram são muitos: nova língua, nova cultura. "Tudo isso não somente contribui para a formação profissional, mas também pessoal. Desperta curiosidade e um pensamento mais crítico. Participei do PIBID durante a graduação. Pude presenciar os desafios de se enfrentar uma sala de aula, bem como a responsabilidade que a função traz. Através do projeto, pudemos entrar na realidade das crianças e envolvê-las no processo ensino-aprendizagem, despertando o interesse para um lado mais lúdico desse processo. Ao entrar na escola, entramos na vida daqueles que estão ali. Podemos influenciar para o bem ou para o mal, mas creio que nossa atuação trouxe esse lado bom, esse lado da importância que as pessoas têm e ao compreendê-las, o que podemos fazer para ajudá-las, despertando nosso lado mais humano", explica.

Mesmo depois de alguns anos, ela ainda lembra dos projetos, de alguns rostos, como marcaram sua experiência. "Espero tê-los marcado também. Conclui meu mestrado em fevereiro deste ano. A pesquisa foi sobre o desenvolvimento de um framework que visa facilitar as  interações entre os idosos e os dispositivos móveis, na qual abordamos questões de acessibilidade e usabilidade. Hoje trabalho como Analista de Requisitos e UX Designer em uma empresa de tecnologia em Campinas (SP)". Dâmaris conta que entre seus planos para o futuro estão buscar aperfeiçoamento no que faz e ser melhor a cada dia. "Mas, mesmo assim, ainda não abandonei a vontade de ser professora de universidade, pretendo, em breve, realizar esse sonho", finaliza.

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado