Femif

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 15h02 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 16h16

Com recorde de público, IV Femif reúne cerca de 2 mil pessoas no Campus Machado

DSC 0690Doces, pastéis, cachorro-quente, pizza, produtos naturais, espetinhos, música, diversão e muita criatividade marcaram a quarta edição da Feira Empresarial do Instituto Federal (Femif). Organizado pelo 5º período de Administração do campus sob coordenação do professor Pedro Luiz Costa Carvalho, o evento recebeu cerca de 2 mil pessoas nesta terça-feira, 11 de junho.

A praça de alimentação foi montada no estacionamento do Auditório do campus. Além das barracas para comercialização dos produtos, uma tenda com shows, touro mecânico, pula-pula e mesa de sinuca garantiram a diversão dos visitantes. Um verdadeiro exercício de empreendedorismo para os estudantes do curso de Administração que, desde fevereiro, estão envolvidos no planejamento e organização do projeto.

DSC 0584Mais que um evento, a Femif é um projeto interdisciplinar que coloca em prática o aprendizado dos alunos sobre fluxo de caixa, contabilidade, balanço, gestão de pessoas, liderança e marketing, segundo avalia o coordenador do projeto, o professor Pedro Luiz Costa Carvalho. Para a organização da feira, são formadas equipes para gerenciar as barracas de alimentos, sendo que cada uma delas é responsável por um segmento. “Uma não pode concorrer diretamente com o produto principal da outra”, explicou o professor.

DSC 0758Toda a estrutura é pensada desde o planejamento à execução da ação. Nada pode ser terceirizado pelos alunos que participam ativamente de todos os processos. A ideia é oferecer um ambiente de negócios real. Eles buscam patrocinadores, negociam com fornecedores, fixam os preços, elaboram o layout e a divulgação de suas barracas e vendem seus produtos. O projeto trabalha o pensamento inovador, trabalho em equipe e a criatividade dos estudantes, características que serão exigidas no mercado de trabalho.

Além de planejar o negócio, as equipes são responsáveis por escolherem nomes para as barracas. Nesta hora, os estudantes também demonstraram muita criatividade. Adocica, Bendito o Fruto, Colombia Pizzas, La Casa de Pastel, Adama Espeto, Scooby Dog foram os nomes escolhidos nesta edição. A cada evento eles também podem propor inovações para o negócio. Nesta edição, a barraca de espetinhos ofereceu almoço, disponibilizou o serviço de entrega aos setores do campus e uma mesa de sinuca aos visitantes.

DSC 0803Para a estudante Tássia Maria Maciel, integrante da equipe responsável pela Barraca Bendito Fruto, esse universo de negociação não é tão novo. Ela trabalha na Vidraçaria Jorge e Três Irmãos que pertence à família e já está habituada a lidar com fornecedores e com os desafios de um negócio. “Acho importante esse tipo de atividade para que possamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula”.

Alessandra Oliveira faz parte da equipe que administra a Barraca Adocica. A aluna conta que todas as equipes possuem máquina de cartão para facilitar o pagamento. A Barraca dela é informatizada e possui um sistema para lançamento dos pedidos, o que facilita a contabilidade e o controle de caixa. “Nós fizemos um sistema com macros no Excel, tipo um caixa mesmo”, contou.

Visitantes aprovaram a Femif

DSC 0631Elizandra Mezzeti é administradora de empresas e visitou pela primeira vez a Feira. “Achei a iniciativa muito bacana e muito interessante! É o que que o município necessita, que o curso prepare profissionais para o futuro. Acredito que a ação é importante até para a economia de Machado”, disse.

Bianca Tiengo Aparecida Oliveira Vitor, assistente de Trend Marketing, é técnico em Administração pelo campus. Ela visitou a Feira em seu horário de almoço. “Achei super bacana, deveriam ser mais dias. Acompanhei a divulgação nas redes sociais, gostei dos nomes das barracas, foram muito criativos em tudo”, contou.

A aluna do 2º ano do curso Técnico Subsequente em Agropecuária do Campus Machado, Rafaela Alves Ferreira, também aproveitou para almoçar na feira e conta que gostou tanto dos pastéis quanto dos lanches naturais e do cachorro-quente. “A feira reúne muitas pessoas. É um meio onde podemos conhecer gente nova, estou adorando”.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado