Página inicial > Notícias > Simpósio Educacional

Simpósio Educacional

Publicado: Quarta, 15 de Mai de 2019, 12h25 | Última atualização em Quinta, 30 de Mai de 2019, 14h55

Até esta quinta-feira, 30 de maio, o Campus Machado sedia o I Simpósio Educacional - Metodologias Ativas de Aprendizagens no Século XXI

Captura de tela inteira 15052019 121823Nos dias 28, 29 e 30 de maio, o Campus Machado sedia o I Simpósio Educacional - Metodologias Ativas de Aprendizagens no Século XXI. O evento é coordenado pelos membros do Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Biologia e da empresa júnior do curso de Licenciatura em Computação, com o acompanhamento do professor Alexandre Fonseca.

O objetivo é debater o uso das metodologias ativas de aprendizagem com ou sem inovações tecnológicas. A programação conta com painéis de debate, palestras, além de oficinas pedagógicas abertas ao publico.

Segundo o professor Alexandre Fonseca, há 9 meses, os alunos das Licenciaturas em Biologia e em Computação vêm conduzindo amplos estudos, pesquisas e aplicações técnicas sobre metodologias ativas de aprendizagem e seus processos cognitivos por meio das Neurociências. Desde então, eles têm se preparado para o evento, com o apoio dos coordenadores Renato Carvalho, Cloves Filho, Letícia Amaral; da diretora de Desenvolvimento de Ensino, Aline Manke e das pedagogas da Coordenação-Geral de Ensino do Campus.

O evento, que é aberto a alunos, professores e comunidade, contará com a apresentação dos resultados dos trabalhos, visando dar acesso à produção epistemológica dos alunos. Para participar, acesse o site, clique no botão "cadastro" que irá direcionar à plataforma do Symplaescolha a atividade e inscreva-se

Metodologias ativas são um conjunto de atividades organizadas com intencionalidade educativa, no qual os estudantes deixam de ser um agente passivo e passam a ser um membro ativo no processo de aprendizagem, por meio de estratégias pedagógicas que estimulam a apropriação e a produção de conhecimento e análise de problemas.

Texto: Ascom - IFSULDEMINAS/Campus Machado