Página inicial > Notícias > #abraçopelaeducação

#abraçopelaeducação

Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 14h27 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 16h56

Campus Machado participa do #abraçopelaEducação

Confira como foi o abraço nas demais unidades!

Na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, estudantes, servidores e funcionários terceirizados do Campus Machado se reuniram no campo de futebol para o #abraçopelaeducação. A iniciativa acontece em muitas unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e foi institucionalizada pela Reitoria, com o apoio dos campi. Em Machado, os participantes circularam a sigla “IF” formada por um grupo de pessoas e fizeram o abraço simbólico.

A ação teve como objetivo chamar a atenção da sociedade e órgãos governamentais sobre os impactos e prejuízos que o bloqueio orçamentário de 30% anunciado pelo Ministério da Educação pode trazer tanto aos alunos quanto à comunidade atendida pela instituição.

DSC 0811No Campus Machado, já estão sendo estudadas as medidas a serem tomadas para adequação à realidade orçamentária. A equipe de gestão está avaliando os impactos para a manutenção das muitas atividades de ensino, pesquisa e extensão que dependem diretamente do custeio dessa fonte de recursos. Nos próximos dias, a direção se reunirá com servidores, terceirizados e alunos para tratar das adequações propostas.

O contingenciamento de recursos traz grandes impactos na manutenção de uma escola-fazenda, como é o caso do Campus Machado. Segundo o diretor-geral da unidade, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, o recurso de custeio é o que permite o grande número de ações realizadas. “Mas vamos permanecer unidos para superar os desafios e fazer as adequações que a situação exige.”

Bruna Aparecida Ferreira, aluna do 1º ano do curso de Administração, estuda no período da manhã e está preocupada com a situação atual, por isso participou do #abraçopelaeducação. “Pode parecer que 30% não é tanto, mas é um dinheiro que vai fazer muita diferença”.

A estudante Camille Eduarda Oliveira de Souza cursa o Técnico em Informática e também participou da ação. A jovem de 16 anos achou injusto o bloqueio orçamentário na educação e acha que esse é o momento para apoiarem a instituição. “Alguns dizem que muitos não vêm para estudar. Ao contrário disso, muitos vêm para estudar e, assim como eu, não têm dinheiro para pagar um curso. As instituições federais são ótimas oportunidades para as pessoas”.

Texto e fotos: Ascom/ IFULDEMINAS - Campus Machado