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Educação em Foco

Publicado: Sexta, 10 de Mai de 2019, 16h51 | Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2022, 14h11

Licenciandos e professores do IFSULDEMINAS participam de palestra sobre educação de qualidade

DSC 0634“Educação de qualidade na rede pública de ensino” foi o tema da palestra ministrada pelo professor Celso Antunes nesta quinta-feira, 09 de maio, no Espaço Sociocultural do Campus Machado. No auge de seus 82 anos, o palestrante, com grande vivência na sala de aula e fora dela, compartilhou suas experiências com professores e alunos das licenciaturas do IFSULDEMINAS. O evento, promovido pelas Pró-Reitorias de Ensino e de Extensão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), foi transmitido a todos os campi e Reitoria por meio canal do canal TVIFSULDEMINAS. (clique e confira).

Durante a abertura, o diretor-geral do Campus Machado, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, esclareceu que, embora a temática das licenciaturas seja de extrema relevância para o IFSULDEMINAS, o evento tomou um rumo diferente para se adaptar à realidade orçamentária da instituição que, com o anúncio do bloqueio de cerca de 40% de seus recursos de custeio, está reestruturando muitas ações. “Esse recurso contingenciado é o que possibilita eventos como esse e a participação da comunidade em atividades de pesquisa e extensão. Neste momento, temos a satisfação de sediar o evento, mas também estamos preocupados com o futuro da nossa educação. Vamos permanecer unidos na tentativa de superar os desafios”, comentou.

O pró-reitor de Ensino, Giovane José da Silva, representou o reitor da instituição, professor Marcelo Bregagnoli. Em seu discurso, trouxe uma mensagem de otimismo do reitor, que está em Brasília buscando possibilidades de reverter o bloqueio dos recursos orçamentários destinados à educação. Giovane explicou que, na série histórica da Rede Federal, os indicadores do Instituto estão entre os melhores, com destaque para a Relação Professor/Aluno (RAP), com o menor investimento por estudante da Rede, entre os quatro institutos com maior índice de titulação de corpo docente e qualificação dos técnicos administrativos. Enfatizou também as avaliações do MEC/INEP, que tiveram mais de 90% de cursos aprovados com nota 5 e elevação da média das notas dos estudantes no ENADE. “A instituição está no caminho certo, foi construída com bases muito sólidas e robustas. Nosso reitor pediu para dizer que, por pior que sejam os desafios, como o exemplo do bloqueio orçamentário, estamos prontos para vencê-los”.

Giovane encerrou sua fala com uma mensagem a todos. “Tempos difíceis criam homens fortes e homens fortes criam tempos fáceis. Que sejamos, em tempos difíceis, esses homens e mulheres fortes e vamos criar, daqui a alguns anos, tempos fáceis. O Brasil não pode abdicar dos institutos federais e da formação técnica”.

A palestra 

DSC 0682“Muito menos que uma palestra, mais para um bate-papo”. Com essa afirmação, professor Celso se dirigiu a todos. Indagou ainda: “o que é ser um professor?”. Para ele, o professor é um semeador de esperanças. Como um conselheiro, se colocou à disposição para responder às dúvidas, sejam envidas após o bate-papo ou por e-mail. Comentou que responde todas as mensagens que recebe.

Ao se referir ao tema central, “Educação de qualidade na rede pública de ensino", compartilhou algumas de suas reflexões. Para ele, é necessário colocar em prática duas premissas básicas: ser solidário; ser jovem. A primeira envolve o trabalho em equipe, a necessidade de ter um corpo docente verdadeiro. Problematizou a dificuldade que os professores têm de trocar experiências. “Cada professor é um acúmulo de experiências, mas ele não troca”. A segunda diz respeito à juventude que não tem a ver com idade. “Conheci professores belíssimos encarquilhados e fossilizados, que carinhosamente chamava de professauros e muitos deles não tinham completado 25 ou 26 anos”, comentou. Defendeu que somente o espírito da juventude pode promover mudanças.

“A idade de um professor não é cronológica, mas a certeza de que a cada ano é um mundo para se aprender. Aprender outras formas de dar aula, aprender a rejuvenescer a condição do aluno e a fazer da nossa escola uma escola de qualidade, não apenas por números simbólicos que apresenta, mas para ficar registrada na lembrança do aluno, como aqueles anos da vida dos quais a gente jamais esquece”.

Entre os muitos conselhos compartilhados, Celso falou da importância de buscar novas referências e de relacionar os conteúdos ensinados com os fatos do dia a dia, notícias, programas de TV, levando os alunos a transporem os conteúdos para valores e questões do cotidiano. Para ele, há muitas maneiras de se fazer uma escola diferente e de qualidade, mas a principal delas é trocando experiências, “aprendendo com o próprio grupo, assistindo às aulas dos outros colegas, crescendo como um corpo”, falou.

Ao final da palestra, os participantes de todos os campi e Reitoria puderam encaminhar perguntas ao professor.

Além de professor de Geografia

DSC 0732Celso é da área de Geografia, mas atuou muito além dessa disciplina específica. Ele é especialista em Inteligência e Cognição e mestre em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP). Membro da Unesco, consultor educacional da Fundação Roberto Marinho, membro da entidade “Todos pela Educação”, embaixador da Organização dos Estados Americanos, colaborador emérito do Exército Brasileiro e autor de mais de 180 livros didáticos.

Experiências dos estudantes

Luiz Felipe Gonçalves Ferreira está no 8º período de Licenciatura em Computação. Para ele, o professor Celso Antunes trouxe uma nova visão da docência e um estímulo para ser professor mesmo em tempos difíceis, pois mostrou a possibilidade de mudar o mundo por meio da educação.

Expedito Araújo, do 3º período de Licenciatura em Computação, ganhou um livro das mãos do professor e se sentiu muito honrado com o presente. Segundo o estudante, por meio da palestra pôde compreender que a educação pode ser trabalhada de várias maneiras e que o professor deve estar próximo ao aluno, sem perder sua autoridade e domínio.

Yani Oliveira Vilas Boas cursa o 3º período de Sistemas de Informação. Apesar de não ser aluna da licenciatura, decidiu participar para adquirir conhecimento na área. A estudante achou a palestra interessante, pois mostrou a paixão que o palestrante tem pela docência, além de demonstrar que educação tem futuro quando se tem empenho.

Texto e Fotos: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

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