Nota 5

Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2019, 14h35 | Última atualização em Quinta, 02 de Mai de 2019, 14h51

Ciência e Tecnologia dos Alimentos do Campus Machado recebe nota máxima do MEC

DSC 0034O IFSULDEMINAS - Campus Machado teve mais um curso reconhecido com nota máxima pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Desta vez, foi o Bacharelado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos que recebeu conceito 5, após a visita in loco feita pelos avaliadores nos dias 22 e 23 de abril.

O processo de reconhecimento de cursos superiores ocorre quando a primeira turma já cumpriu entre 50% e 75% da carga horária prevista para a conclusão do curso. É realizada, então, uma avaliação para verificar se foram cumpridos o projeto pedagógico do curso e os requisitos legais exigidos para seu reconhecimento. Essa avaliação é feita in loco, segundo um instrumento próprio, durante dois dias, por uma comissão de dois avaliadores. Na ocasião, são avaliados: a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.

Para a diretora de Ensino do Campus, professora Aline Manke, o resultado desse processo é um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido ao longo de seis anos de idealização e desenvolvimento do curso. “Ficamos muito satisfeitos e honrados com essa nota, que vem demonstrar o quanto o campus tem progredido em todas a instâncias, seja na qualificação, na capacitação de seu corpo docente, na infraestrutura, graças ao trabalho da equipe de serviços gerais para manutenção dos laboratórios e das salas de aula”, comentou.

A coordenadora do curso, professora Brígida Monteiro Vilas Boas, se diz muito satisfeita com o resultado. “Esse reconhecimento é fruto do trabalho, dos esforços e da dedicação de todos os envolvidos, corpo docente, alunos e demais servidores do Campus Machado”. Brígida comentou que a avaliação envolveu três dimensões: a primeira delas é a didático-pedagógica, que diz respeito à estrutura do curso, disciplinas e matriz curricular; a segunda dimensão é o corpo docente, o que envolve o nível de qualificação, em torno de 96% de mestres e doutores no Bacharelado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos; a terceira dimensão é a infraestrutura, que conta com laboratórios especializados na área de alimentos, laboratórios de biologia, química, setores pedagógicos na agroindústria de carne e laticínios.

DSC 0982Ao se dirigir aos estudantes, a coordenadora-geral de Ensino, professora Letícia Amaral, parabenizou-os pelo resultado e à coordenadora do curso pelo empenho. “Nossos colegas sabem o quanto a Brígida se esforçou por isso, é um mérito muito grande dela e dos professores que se dedicam aqui todos os dias e, principalmente, de vocês. Vamos honrar esse curso. O que eu sempre falei? Que o curso é de vocês e que fizemos isso por vocês!”, disse.

Para o diretor-geral da unidade, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, esse conceito 5 consolida o Know how e a qualidade dos cursos oferecidos pelo IFSULDEMINAS e, principalmente, pelo Campus Machado. “A gente espera que cada vez mais, possamos atingir esse nível máximo de avaliação, porque isso demonstra um compromisso dos docentes, coordenadores, técnicos administrativos, equipe de gestão e pedagógica, apoiada pela Pró-Reitoria de Ensino. Reconhecemos como um trabalho bem desenvolvido por todos, inclusive pelos alunos, que ganham efetivamente com isso, abrindo portas para a pós-graduação e o mercado de trabalho”, avaliou.

Ainda neste semestre, o curso de Sistemas de Informação do campus também receberá a avaliação in loco do MEC, em data a ser marcada. De todos os reconhecimentos de cursos superiores até o momento, o Campus Machado conta com 2 cursos nota 5 (Ciência e Tecnologia de Alimentos e Administração) e 4 cursos com conceito 4 (Zootecnia, Agronomia, Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação).

Cinco motivos para cursar Ciência e Tecnologia dos Alimentos

Nada melhor do que ouvir um pouco da motivação dos estudantes que vivenciam o dia a dia do curso. Eles destacam cinco motivos para quem deseja se profissionalizar nessa área.

Para a estudante Leydiane Priscila Moreira Fidelis, do 7º período, a demanda de mercado por alimentos é um diferencial para a escolha do curso. Já Geise de Castro, do 5º período, considera que a amplitude e extensão da área de atuação são boas razões para ingressar. Letícia Peres, do 7º período, acha que a possibilidade de inovação na área é um grande atrativo. Ana Carolina Braga, também do 7º período, conta que, “a gente fica sem tudo, menos sem alimentos, sem eles não conseguimos viver”, disse. Para o estudante Aureliano Pena Júnior, novato do 1º período, a estrutura da instituição e o corpo docente do curso incentivam a continuar.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado