Página inicial > Notícias > Manejo de Serpentes

Manejo de Serpentes

Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 12h26 | Última atualização em Quinta, 02 de Mai de 2019, 14h50

Treinamento sobre manejo de serpentes capacita estudantes do curso de Ciências Biológicas

DSC 0659Um treinamento sobre manejo de serpentes realizado nesta segunda-feira, 29 de abril, trouxe informações e eslareceu diversas dúvidas dos alunos do curso de Ciências Biológicas do Campus. A iniciativa foi do professor Clóves Gomes de Carvalho. Para a capacitação, foi convidado o servidor da Eletrobrás, Alessandro Fernandes Pereira, que já foi proprietário de um serpentário em São José da Barra, durante 10 anos, quando adquiriu bastante experiência no manejo dos animais.

Alessandro tratou de forma didática sobre biologia, diversidade, comportamento, conservação e educação, identificação das serpentes, técnicas e equipamentos de manejo, procedimentos adequados, métodos de contenção, acidentes, sintomatologia e prevenção.

Para demonstração, foram trazidas cinco serpentes, sendo uma cascável, duas joboias e duas pítons. As serpentes peçonhentas são transportadas em caixas com sistema de ventilação e trancadas com travas. As não peçonhentas são transportadas em bolsas com telas para refrigeração, na qual o animal fica tranquilo, enrolado sem stress e perigo de ficar se debatendo em caixas, como era o transporte antigamente.

DSC 0666Alguns animais capturados por maus tratos foram cedidos aos cuidados de Alessandro, como fiel depositário, dentre eles: uma Cascavel de 3 anos, com 1,10 metro e 2 quilos; 1 jiboia bcc de 4 anos, com 2 metros e 2 quilos; uma jiboia bca de 2 anos, com 1 metro e 1 quilo; 1 píton albina de 2,5 anos, com 2 metros e 2 quilos; 1 píton pigmentada de 5 anos, com 4 quilos e 3,5 metros; 1 urutu cruzeiro de 1 ano, com 1 metro e 1 quilo; e uma jiboia de 10 anos, com 6 quilos e 3,5 metros.

Segundo o professor que organizou a atividade, "os estudantes gostaram tanto que pediram para Alessando participar da Semana da Biologia organizada pelo Campus", comentou. Dentre as principais curiosidades dos alunos, destacaram-se a prevenção de acidentes, o manuseio das serpentes, a possibilidade de terem um animal em casa e dúvidas sobre o comportamento diante de serpentes peçonhentas.

Texto e Fotos: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado