Página inicial > Notícias > Palestra: Saúde sexual e reprodutiva

Palestra: Saúde sexual e reprodutiva

Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 15h04 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 15h19

Estudantes dos primeiros anos recebem orientação sobre saúde sexual e reprodutiva

DSC 0090Durante esta semana, entre os dias 22 e 25 abril, as enfermeiras Carla Alves Siqueira e Rúbia de Paiva Braga, que atuam no Setor de Saúde da Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando (CGAE) do IFSULDEMINAS - Campus Machado, ministraram palestra sobre saúde sexual e reprodutiva a aproximadamente 300 alunos ingressantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Com idade entre 14 e 16 anos, os estudantes acompanharam a orientação das profissionais e a apresentação de dados e de pesquisas recentes sobre doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV e a Sífilis, além do número de casos de gravidez na adolescência.

Todos os anos, a equipe do setor de Saúde do Campus tem realizado esse trabalho de orientação aos estudantes acerca dos comportamentos que devem ser evitados e medidas a serem tomadas para prevenção. Além de falar sobre desenvolvimento do corpo, puberdade, violência, discriminação, doenças sexualmente transmissíveis, a equipe também orientou sobre todos os métodos contraceptivos. Segundo as profissionais, há muitas dúvidas entre os adolescentes sobre o uso de pílulas anticoncepcionais, inclusive a chamada “pílula do dia seguinte”. “Temos frisado muito a importância das adolescentes buscarem orientação médica e não tomarem pílulas anticoncepcionais por conta própria. Também Temos falado muito sobre o uso indiscriminado da pílula do dia seguinte”, comentou a enfermeira Rúbia.

Para as profissionais, as curiosidades e dúvidas sobre o uso de pílulas como métodos contraceptivos, principalmente “a do dia seguinte”, demonstram a falta de orientação médica e de preocupação dos adolescentes com a prevenção de doenças. A equipe acredita que isso ocorre porque os jovens buscam caminhos mais fáceis para, simplesmente, evitar uma gravidez. “Muitos tomam a pílula do dia seguinte por achar um método mais fácil. Além disso, os pais não ficam sabendo”, comentou Rúbia.

DSC 0117No Brasil, em 2017, foram diagnosticados 42.420 novos casos de HIV e 37.791 casos de Aids – notificados por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. Destaca-se o aumento dos casos em jovens de 15 a 24 anos. De 2006 para 2015, a taxa entre adolescentes de 15 a 19 anos, mais que triplicou, de 2,4 subiu para 6,9 casos a cada 100 mil hab. Esses dados apresentados pelas enfermeiras, reforçam a necessidade de insistir com os adolescentes sobre o uso da camisinha, tanto masculina quanto feminina. Durante a palestra, as profissionais demonstraram o uso correto dos preservativos.

No setor de Saúde do Campus, estudantes podem retirar camisinhas masculinas. A equipe explicou que as camisinhas femininas não estão disponíveis por não serem tão comuns. “Há muitas dúvidas ainda sobre o correto uso de camisinha. Alguns perguntaram se o uso de duas camisinhas é mais seguro. Tivemos que explicar que não é indicado, que o atrito aumenta o risco de romper”.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado