Página inicial > Notícias > Sala de Aula Invertida

Sala de Aula Invertida

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 15h03 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 14h27

Alunos do Campus Machado participam de metodologia de aula invertida

IMG 20190404 WA0020

Uma proposta de sala de aula invertida foi aplicada pelos estudantes Bruna Amorim, Gabrielly Venâncio, Guilherme Oliveira e Natália Paulino, do 5º período de Sistemas de Informação, no dia 27 de março. Eles usaram ferramentas tecnológicas para promover uma aula diferenciada sobre o tema “lixo eletrônico” aos alunos do 1º ano do técnico em Informática.

A ideia foi aplicar a temática de maneira interativa, por meio da integração das ferramentas tecnológicas “Wooclap” e “Kahoot”. Durante a aula, os estudantes usaram o “Wooclap”, para, em tempo real, enviarem perguntas e comentários que foram projetados juntamente com os slides do tema. A proposta era que os alunos conhecessem as tecnologias de aprendizagem e participassem ativamente da aula. Uma outra ferramenta, o “Kahoot”, permitiu a disponibilização de um jogo on-line com perguntas sobre “lixo eletrônico”.

O projeto foi realizado durante a disciplina “Ética e meio ambiente”, ministrada pela professora Ariane Borges e será submetido ao Congresso Nacional de Educação, em Poços de Caldas. Juliana Maria de Souza, aluna do curso Técnico em Informática, contou que aprendeu muito com a aula e que se divertiu com as ferramentas utilizadas para fixação do conteúdo. O estudante Matheus Júnior Martins Da Silva, achou a aula interessante. "Eles explicaram sobre o lixo eletrônico, como fazer o descarte correto e falaram sobre os efeitos do lixo eletrônico no meio ambiente”.

Segundo a professora Ariane, metodologias de aula invertida são aplicadas regularmente no projeto interdisciplinar do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), coordenado por ela e pelo professor Renato Magalhães. "Incentivei alunos de Sistema de Informação a auxiliarem na aplicação de metodologias ativas, utilizando aplicativos tecnológicos de conhecimento deles para contribuir, de forma interdisciplinar, com a temática do Lixo Eletrônico".

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da professora Ariane Borges

Data: 09/04/2019