Página inicial > Notícias > Dia da Saúde no Campus

Dia da Saúde no Campus

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 13h25 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 13h57

IFSULDEMINAS  - Campus Machado realiza o "Dia da Saúde"

DSC 0678Nesta terça-feira, 09 de abril, a Cooperativa-Escola do IFSULDEMINAS - Campus Machado (Coetagri) promoveu o “Dia da Saúde”. Estudantes, servidores e demais colaboradores foram atendidos pela equipe de Saúde Integral da Unimed Machado, empresa parceria da cooperativa. Das 11h às 13h, em frente ao Refeitório, a enfermeira Paula Passos e a fisioterapeuta Carla Gambi realizaram aferição da pressão arterial, medição da frequência cardíaca e saturação de O2.

Mais de 30 pessoas foram atendidas pela equipe, que também orientou aqueles que apresentaram alterações de saúde. A Unimed promove diversas ações preventivas de acordo com a solicitação dos parceiros. Segundo a enfermeira, algumas alterações como a de pressão arterial precisam ser avaliadas, já a Glicemia é certeira. “Chegou aqui com a Glicemia a 300 mg/dl é um problema, a pessoa pode comer um pudim inteiro que não chega a esse valor”, contou.

As profissionais comentaram que muitas pessoas descobrem alterações que precisam de tratamento durante ações como essa. Diêgo Souza, colaborador do IFSULDEMINAS, descobriu diabetes há quatro anos em uma ação preventiva. “Eu já tinha alguns sintomas, mas não sabia que era diabetes, por isso acho importante as pessoas tirarem um tempo e aferirem sua pressão arterial e glicemia em ações como essa”. Durante a medição, a Glicemia dele apresentou valor muito acima do normal, 400 mg/dl. Depois disso, buscou tratamento e hoje controla a doença com a aplicação de insulina e alimentação equilibrada.

A ação faz parte da comemoração dos 40 anos da Cooperativa-Escola. Durante todos os meses até setembro deste ano, quando acontece o aniversário, serão realizadas ações com parceiros. “No próximo mês, receberemos outros parceiros para realizar novas ações”, contou a colaboradora da Cooperativa, Keniara Vilas Boas.

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, mas é oficialmente comemorada desde 1950. De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Texto e Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado

Data: 09/04/2019