Página inicial > Notícias > Dia do Esporte no Campus

Dia do Esporte no Campus

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 15h50 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 13h12

"Dia do Esporte" movimenta o Campus Machado

DSC 0140Nesta quarta-feira, 03 de abril, o IFSULDEMINAS - Campus Machado promove o “Dia do Esporte. Uma programação variada e com diferentes modalidades esportivas agita o campus, dentre elas: basquete, futsal, truco, xadrez, tênis de mesa, voleibol e futebol de campo. As atividades iniciaram no período da manhã e seguem durante toda a tarde.

Segundo o coordenador de Esportes do IFSULDEMINAS, professor Carlos Henrique Paulino, desde a institucionalização do “Dia do Esporte”, houve um crescimento significativo da participação de estudantes nas práticas esportivas. Cerca de 30% a mais de alunos do Campus passaram a praticar, pelo menos, uma das modalidades oferecidas.

“O que queremos é que o aluno seja despertado para a prática esportiva. Uma coisa bacana, por exemplo, quando trouxemos a fase regional do JIFs para o Campus, em 2015, é que muitas pessoas acharam que seria prejuízo para a escola, mas não houve depredação nenhuma. Aumentou a procura dos alunos pelas atividades esportivas. Todo mundo querendo viajar e participar dos jogos. O que isso traz de significado é o incentivo à prática cultural”, comentou.

Para ele, o apoio do IFSULDEMINAS ao esporte chama a atenção, inclusive, dos estudantes do Ensino Fundamental, que se sentem atraídos pelas atividades oferecidas pelo Campus. “O Governo do Estado só oferece o JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais), já o Instituto promove o “Dia do Esporte”,  fases locais e programações internas, como intercursos e interclasses. São diferenciais e também incentivos aos alunos”.

Experiências dos estudantes

DSC 0302Jennifer Lorrane Santos Oliveira é estudante do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária. Dentre as modalidades esportivas preferidas, estão futsal e handebol. Empolgada, ela joga como goleira e pretende ser uma profissional do esporte. “Eu jogava na minha cidade, Carmo da Cachoeira, e continuei jogando ao chegar aqui. “O treinamento daqui é muito diferente, mais aprimorado, não é só jogo, passa técnica também”.

Estudante do 9º ano de Agronomia, Richard Koziolek joga xadrez desde 9 anos. Ele já disputou várias competições regionais e faturou diversas medalhas. Também foi medalhista de ouro da etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), em 2015. “Como já treinava há muito tempo, tinha boas noções. Mas no Campus, eu desenvolvi muito mais do que esperava. Hoje, jogo só por prazer e no meu tempo livre”.

Bianca Garroni Alves cursa o 2º anos do Técnico em Alimentos. No Dia do Esporte, ela joga vôlei e truco. “Cresci jogando vôlei e com o passar do tempo melhorei muito. No ano passado, entrei para o time que disputou os Jogos dos Institutos Federais (JIFs). Nós conquistamos medalha de prata e cheguei a ir para a fase regional, não passamos para a próxima fase, mas participamos”, contou a estudante que adora esportes. "Só não jogo futsal", brincou.

Texto e Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado

Data: 03/04/2019