Página inicial > Notícias > Visita do IFES

Visita do IFES

Publicado: Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 11h29 | Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2019, 11h30

Instituto Federal do Espírito Santo realiza visita ao campus Machado em busca de parcerias com Polo Emprapii.

DSC 0235O IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu na última quinta-feira, diretores e professores do Instituto Federal do Espírito Santo. O foco principal da visita foi a apresentação do Polo Embrappi IFSULDEMINAS e o interesse em fomentar parcerias entre os dois Institutos por meio do polo de inovação.

O diretor geral, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, juntamente com a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sindynara Ferreira, além de membros da equipe de direção e do Polo puderam apresentar e demonstrar as ações e a estrutura da unidade.

Segundo a professora Dulcimara Carvalho Nannetti, parcerias geram mais oportunidades de negociações com as empresas. “Elas vêm para somar. A possibilidade de utilizar as infraestruturas que cada Instituto possui, assim como seus profissionais, pode agregar valor e gerar mais desenvolvimento as duas instituições e ao polo”.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sindynara Ferreira, parcerias entre os IFs possibilitaria a troca de expertises voltadas para a área de café, já que o Espírito Santo é, também, uma região voltada ao cultivo do grão.

Aloísio Carnielli, diretor geral do campus Venda Nova e presidente do Fórum de Diretores Gerais, espera que o polo possa trabalhar ações em outras áreas, aproveitando, por exemplo, projetos já desenvolvidos pelo IFES. Isso porque a instituição, além do café arábica, possui trabalhos voltados aos cafés robustos, o que seria um diferencial.

Já Luciano Toledo, Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e professor do campus Santa Teresa, acredita que a ação dos polos de inovação vai se tornar mais efetiva a medida que os Institutos Federais constituírem ações em redes. “O modelo da Embrapii não é favorável a essa formação e nós queremos criar ações concretas para provar que a atuação em rede é mais eficaz que o modelo isolado”.

Recepção IFES

Texto: Jacssane Andrade