Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cerimônia 10 anos
Início do conteúdo da página

Cerimônia 10 anos

Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 19h20 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 16h52

IFSULDEMINAS celebra 10 anos da criação dos IFs e da Rede EPCT

Cerimônia, no Campus Machado, reuniu comunidade interna e externa e homenageou instituições parceiras

IMG 9024Aconteceu, na manhã desta quinta-feira, dia 20 de dezembro de 2018, a cerimônia de comemoração dos dez anos da criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) faz parte.

O evento contou com a presença do reitor do IFSULDEMINAS, os pró-reitores, dirigentes, servidores, colaboradores e estudantes de todas as nove unidades do Instituto; além de autoridades civis e militares, políticos, representantes de várias instituições do Sul de Minas e membros do Conselho Superior do Instituto e da comunidade.

Lei 11.892
Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal. Integram a Rede, 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), o Colégio Pedro II e 23 escolas técnicas vinculadas às universidades federais. Além de oferecer educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, as instituições promovem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica.

Abertura
A solenidade começou com a apresentação de um breve histórico sobre a formação do IFSULDEMINAS, cuja origem remete às antigas escolas agrotécnicas federais de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, para posteriormente se expandir com a criação dos novos campi Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre; além dos campi avançados Carmo de Minas e Três Corações e da Reitoria, com sede em Pouso Alegre. Unidades que oferecem uma educação verticalizada, contabilizando mais de 190 cursos, entre técnicos, superiores, pós-graduações e capacitações. Em seguida, foi exibido um vídeo comemorativo aos 10 anos da instituição, que pode ser conferido abaixo.

Na sequência, o Hino Nacional foi executado e os convidados receberam as boas-vindas do anfitrião do evento, o diretor-geral do Campus Machado, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, que representou todos os dirigentes do IFSULDEMINAS. “O sentimento é de gratidão pelo Instituto Federal do Sul de Minas e pela Rede Federal Tecnológica terem dado a oportunidade de transformar milhares de vidas e de desenvolver regiões ao longo destes dez anos, que promoveram uma revolução em termos de ensino técnico e profissional neste país”, enfatizou o diretor-geral.

Entrega das homenagensIMG 9178
Ao celebrar as conquistas construídas na última década, o IFSULDEMINAS homenageou instituições com as quais firmou parcerias de sucesso, como a capacitação de gestores, estudantes e professores de trinta municípios da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais em cursos do Programa Idiomas sem Fronteiras e do Programa de Alimentação Escolar (PNAE). Policiais mineiros também foram qualificados com a oferta de cursos, como a Especialização em Gestão Ambiental. Como símbolo dessas parcerias, placas de homenagem foram entregues aos representantes da Superintendência de Ensino de Pouso Alegre; à Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé); a Emissora de Televisão EPTV; e à Polícia Militar de Minas Gerais.

Recebeu também a homenagem o deputado federal Odair Cunha pelo apoio à proposta de criação do IFSULDEMINAS. O parlamentar em seu discurso parafraseou dois poetas mineiros, dizendo que “entre a raiz e a flor há o tempo” e que “a política é a arte de cuidar do jardim de todos”, frases de Carlos Drummond de Andrade e Rubem Alves, respectivamente. Segundo Cunha, as unidades do IFSULDEMINAS são como flores que fizeram com que o Sul de Minas, o jardim, se tornasse mais bonito, devido ao trabalho e empenho de seus servidores. “Esta flor, chamada Instituto Federal, ela vai prevalecer, permanecer, persistir, resistir no tempo e tenho certeza que nós vamos comemorar outros tantos dez anos porque nosso povo merece”, descreveu o deputado.

IMG 9054Nossa História é 10!
Durante a celebração, houve a entrega dos prêmios do concurso cultural “Nossa História é 10!”, lançado em abril deste ano com a proposta de recolher depoimentos de alunos e ex-alunos, que relataram, em vídeo ou texto, como o IFSULDEMINAS havia mudado suas vidas. A aluna Regiane Negri, que faz especialização em Educação Infantil e que cursou a Licenciatura em Ciências Biológicas, no Campus Inconfidentes, foi a vencedora da categoria vídeo e recebeu o prêmio das mãos do reitor Marcelo Bregagnoli e do professor Sérgio Pedini, reitor do instituto de 2010 a 2014. A estudante também representou a egressa do Campus Pouso Alegre, Renata Mendes, vencedora da categoria texto. “Foi maravilhoso, a gente se sente feliz por receber este carinho e saber que é importante para a instituição. Minha intenção ao fazer o vídeo foi tentar fazer com que outras pessoas conseguissem ver minha história e, talvez, com isso, motivá-las a entrar na instituição, a qual sou muito grata, pois me formou como pessoa e me construiu como profissional”, elogia Regiane, que atualmente é professora de Ciências e Biologia (acesse aqui a página do concurso cultural e veja os depoimentos vencedores).

EncerramentoIMG 9158
Para finalizar a solenidade, o reitor Marcelo Bregagnoli, em seu pronunciamento, ressaltou a grandiosidade dos números e do compromisso firmado pelos institutos federais com a criação da Rede EPCT. “Essa Rede que, há dez anos, tinha 140 unidades, hoje conta com 650; de 100 mil alunos, possui, atualmente, um milhão de matriculados. Sua forma de atuação é singular, baseada na verticalização do ensino, que permite a um estudante entrar na instituição realizando um Curso de Formação Inicial e Continuada e sair com um mestrado profissionalizante. Temos que defender com todas as nossas forças essa proposta de ensino inovadora”.

O professor Bregagnoli também enfatizou a importância de contar com instituições parceiras para promover a missão institucional do IFSULDEMINAS. “É nosso dever buscar com esses parceiros o desenvolvimento regional sustentável, seja na área do Ensino, da Pesquisa ou da Extensão. Estamos aqui para atuar conjuntamente com a sociedade, independente de quem seja, se é para o bem da população, somos parceiros. Todos os homenageados da cerimônia de hoje representam um pouco disso, dessa interação da instituição com a sociedade na busca pelo desenvolvimento sustentável do Sul de Minas”, concluiu o reitor.

Veja as todas as fotos da cerimônia, aqui.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS

Data: 20/12/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página