Página inicial > Notícias > Produção sustentável

Produção sustentável

Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 11h24 | Última atualização em Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 11h24

Soro de leite é reaproveitado como bebida láctea em projeto estudantil  do campus Machado.

IMG 20181206 WA0050De setembro a novembro deste ano o refeitório do campus Machado serviu aos alunos uma bebida achocolatada, derivada de um projeto acadêmico dos alunos do 8º período de Ciências e Tecnologia de Alimentos, na disciplina de Gestão ambiental, ministrada pela professora Ariane Borges. A matéria prima utilizada na bebida foi o soro do leite (49%),  subproduto que seria descartado pelo setor de laticínios da instituição,  misturado ao leite (51%). Foram servidos 70 litros por semana, somando um total de 420 litros ao final do projeto.
“O soro do leite exerce grande impacto ao meio ambiente quando descartado de forma inadequada e o seu aproveitamento pode garantir ao produto final um aporte de nutrientes e uma opção de cardápio diferente e economicamente viável para o campus. A relevância ambiental e econômica deste projeto foi demonstrada ao se aproveitar, aproximadamente, 205 litros de soro que seriam descartados”, explica Ariane.
Para o sucesso na execução do projeto foram realizados estudos preliminares para identificação de uma formulação ideal, para que além de nutritivo o achocolatado possuísse boas características sensoriais. Os requisitos previstos em legislação vigente que prevê a utilização mínima de 51% de leite foi atendida. Desta forma, 49% da matéria prima se obteve através do soro de leite.
Os testes prévios foram realizados na cozinha experimental do Núcleo de Alimentos, e a escolha da formulação foi eleita pelos integrantes do projeto.
“A reutilização do subproduto é uma demonstração de uma boa gestão ambiental. Isso porque cerca de 30 litros de soro de leite por produção de achocolatado foram reaproveitados e deixados de ser descartados. Além disso, a experiência serviu como um exemplo para os estudantes e servidores na otimização dos recursos”, complementou Ariane.
Segundo a integrante do projeto, a discente peruana Merary Ithamar Torres, a bebida recebeu diversos elogios dos  usuários do refeitório e há uma expectativa que ela permaneça sendo servida.
A atividade contou com o apoio da  COETAGRI e do setor de alimentação do campus.

Confira a formulação da bebida achocolatada:

Ingredientes                        Quantidade
Achocolatado                           100g