Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Dezembro Vermelho
Início do conteúdo da página

Dezembro Vermelho

Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 08h56 | Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 09h16

IFSULDEMINAS - Campus Machado realiza ações em prol do Dezembro Vermelho.

DSC 0551O  1º de Dezembro é o Dia Mundial contra a Aids. O mês denominado Dezembro Vermelho, em referência a cor do laço,  simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo em resposta à epidemia de AIDS. Assim, o setor de saúde do campus orienta a comunidade acadêmica, por meio de folders, laços símbolos da campanha e exposição de faixa.

Sobre a campanha (Fonte http://portalarquivos.saude.gov.br)

Há 30 anos, aids era sinônimo de morte. O preconceito e o medo eram transmitidos com a mesma rapidez do HIV. Na luta contra a aids, um dos gestos mais simbólicos foi o ato de tecer colchas (quilts) para manter viva a memória das vítimas. Em 1988, foi criado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. O 1º de dezembro se tornou um marco na resposta global à epidemia. Hoje é possível viver com HIV. O diagnóstico e o tratamento evoluíram. Os efeitos colaterais dos medicamentos foram reduzidos. Além da camisinha, existem novas estratégias de prevenção.

Essa história continua e o Ministério da Saúde lançou neste ano a campanha “30 ANOS DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS - UMA BANDEIRA DE HISTÓRIAS E CONQUISTAS”. Mensagens recebidas pela internet foram impressas em tecido e montaram um enorme mosaico na Esplanada dos Ministérios, Brasília. Um gesto para inspirar as conquistas que ainda precisamos alcançar juntos.


irma 01O que é HIV (Fonte www.aids.gov.br)
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Biologia

O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

Assim pega:

Sexo vaginal sem camisinha;
Sexo anal sem camisinha;
Sexo oral sem camisinha;
Uso de seringa por mais de uma pessoa;
Transfusão de sangue contaminado;
Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;
Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.


Assim não pega:
Sexo desde que se use corretamente a camisinha;
Masturbação a dois;
Beijo no rosto ou na boca;
Suor e lágrima;
Picada de inseto;
Aperto de mão ou abraço;
Sabonete/toalha/lençóis;
Talheres/copos;
Assento de ônibus;
Piscina;
Banheiro;
Doação de sangue;
Pelo ar.

 

Fotos e texto: Jacssane Andrade

Revisão: Camilo Barbosa

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

06/12/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página