Página inicial > Notícias > Inclusão

Inclusão

Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 08h47 | Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 10h22

Campus Machado adquire elemento lúdico para aprendizagem inclusiva.

Pensando em favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e consequentemente o progresso acadêmico, pedagógico e social dos estudantes, o IFSULDEMINAS - campus Machado adquiriu um elemento lúdico denominado “Escala Cuisenaire”.
A aquisição foi realizada pela COETAGRI (Cooperativa Escola dos Alunos) atendendo a solicitação do setor pedagógico da instituição. A demanda surgiu de uma necessidade estudantil e a  pedido da professora de Matemática, Katia Alves Campos.
O material será útil para o acolhimento e  desenvolvimento de discentes que apresentem alguma defasagem nas operações matemáticas.     Maria Teresa Égler Mantoan, estudiosa e um dos principais nomes da Educação Inclusiva no Brasil, define a inclusão: “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção”.
De acordo com a pedagoga do campus, Ellissa Castro, “é no (re) conhecimento dessas diferenças que podemos fazer da escola um espaço inspirador para a vida (também) do lado de fora”. O setor pedagógico do Campus Machado agradece à COETAGRI que, com esse cuidado, efetiva uma de suas atribuições que é o atendimento ao estudante e consequentemente às suas necessidades.

escala cuisenaire 294 pcs cx de madeira 3057 D NQ NP 14127 MLB67395607 1341 OSobre a Escala Cuisenaire (Fonte: Universidade Tecnológica do Paraná)

O material Cuisenaire é constituído por uma série de barras de madeira, sem divisão em unidades e com tamanhos variando de uma até dez unidades. Cada tamanho corresponde a uma cor específica.
As barrinhas coloridas foram confeccionadas e criadas pelo professor belga Emile-Georges Cuisenaire (1891–1980). O material tem como objetivo ajudar a criança a construir conceitos básicos de matemática. Pode-se trabalhar a sucessão numérica, a comparação e inclusão, as quatro operações, o dobro e a metade de uma quantidade e  frações.

Texto: Jacssane Andrade, com informações Jonathan Ribeiro de Araujo

Revisão: Camilo Barbosa